Pinacoteca de São Paulo recebe instalações de Fernando Limberger com apoio da Regatec

1237 views Leave a comment

Pinacoteca de São Paulo recebe instalações de Fernando Limberger com apoio da Regatec

 Com sistema de irrigação sustentável, obras de arte vão instigar o público a repensar a interação das áreas verdes com os habitantes da cidade

 

A Regatec, empresa com ações focadas na sustentabilidade dos recursos naturais, é apoiadora de dois trabalhos do artista Fernando Limberger, que serão expostos na Pinacoteca de São Paulo a partir de 19 de novembro. O Pátio 1, no piso térreo do museu, abrigará até 20 de fevereiro de 2017 as instalações Contenção Verde e Botânica SP.

 

Os trabalhos de Limberger exploram o uso de diferentes espécies de arbustos, árvores e sementes a fim de propor a reflexão sobre a relação entre natureza e cultura. A Regatec é responsável pelo sistema de irrigação sustentável que preservará os elementos naturais da exposição.

 

Uma das instalações que contará com o sistema sustentável da Regatec é a Contenção Verde, uma espécie de reprodução mimética de um jardim urbano, com terra, plantas adultas de até oito metros de altura, e, ao mesmo tempo, mureta de concreto e grades. São espécies arbóreas, arbustivas herbáceas, nativas e exóticas colocadas juntas em um mesmo espaço, formando um grande volume verde cercado por grades de ferro, como aquelas presentes nos parques da cidade de São Paulo. A luz é natural e a irrigação projetada.

 

A outra obra será a Botânica SP, uma sementeira gigante que conterá 150 espécies diferentes de sementes coletadas em ruas, praças e parques da cidade, todas catalogadas e acompanhadas de placas informativas. Ali elas serão irrigadas e brotarão livremente em tempos distintos. O objetivo é que durante os três meses de exposição haja uma transformação que possibilite o visitante acompanhar o crescimento dos brotos.

 

A abertura da exposição de Fernando Limberger será no dia 19 de novembro, a partir das 11 horas. O público poderá visitar as instalações do artista até 20 de fevereiro de 2017, de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

 

Sobre a Regatec

 

Há 26 anos no mercado brasileiro e com mais de três mil obras entregues, a Regatec incorporou em seus processos ferramentas para preservar os recursos naturais, sobretudo seu sistema de irrigação automatizada, que privilegia o consumo consciente de água, economia de energia, diminuição na utilização de fertilizantes, maior controle e menor custo operacional. Além disso, os equipamentos utilizados nos processos de irrigação da Regatec reduzem o consumo de água em até 95%.

 

Pioneira na instalação de sistemas de irrigação automático em campos de futebol na América Latina, em 1993, a Regatec entregou mais de 40 projetos incluindo algumas arenas utilizadas na Copa do Mundo do Brasil: Maracanã e Itaquera. A empresa também é líder nacional em irrigação para campos de golfe. Utiliza os padrões americanos de irrigação com produtos específicos para o segmento, como satélites e decoders.

 

A Regatec também é credenciada a operar em obras que demandam as certificações internacionais LEED, AQUA e o selo EPA (U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY), o que evidencia o comprometimento da empresa com o meio ambiente. É filiada ao Irrigation Association (IA), Associação Brasileiras dos Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Nacional do Paisagismo (ANP), Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e CREA.

 

Serviço: Contenção Verde e Botânica SP

Quando: De 19 de novembro a 20 de fevereiro de 2017

Onde: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2)

Informações: A Pinacoteca de São Paulo fica em frente à estação Luz do Metrô e da CPTM e também possui estacionamento gratuito.  Telefone: (11) 3324-1000 www.pinacoteca.org.br

Deixe uma resposta