Conecte-se com

Livros

Alê Youssef lança livro “Baixo Augusta: a cidade é nossa”

Publicado

em

Com prefácio escrito por , tipologia de Rita Wainer e fotos de Frâncio de Holanda, livro traz um panorama sobre a transformação cultural de uma das regiões mais icônicas de São Paulo

 

 

São Paulo, fevereiro de 2019 – No dia 21 de fevereiro, quinta-feira, acontece o lançamento do livro “Baixo Augusta: a cidade é nossa”, escrito por Alê Youssef. Secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mestre em filosofia, advogado e produtor cultural, Alê Youssef encarou o desafio de mergulhar na história do bairro que atraiu uma série de manifestações artísticas e comportamentais que geraram uma diversidade especial e um ambiente rico para impulsionar a arte, a cultura, o ativismo e o empreendedorismo da maior cidade do hemisfério sul. O evento acontece na Casa do Baixo Augusta, a partir das 19h.

Alê Youssef decidiu navegar pela história de uma importante região central que também está, intrinsecamente, conectada a sua trajetória. A expressão “Baixo Augusta” começou a ser usada com frequência em 2008, ano que marca a explosão da diversidade da região e o funcionamento das mais importantes casas noturnas. Um ano depois, surgiu o Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco carnavalesco do qual é um dos fundadores, e que está completando 10 anos neste Carnaval. O Bloco foi o primeiro movimento social que usou o nome tal qual ele ficou conhecido, e capitaneou a retomada do carnaval de rua paulistano, reunindo mais de 1 milhão de foliões no desfile oficial de 2018.

No prefácio escrito por Marcelo Tas, o jornalista aponta a difícil tarefa abraçada fielmente pelo autor: “As décadas mutantes da rua Augusta, da boemia-prostituição-neon ao mix comércio-de-rua-carrões-importados com o reduto democrático-underground-carnavalesco atual, passando pelo rock’n’roll-milkshake-motorsport da Jovem Guarda, são um desafio robusto para qualquer historiador”.

Ao longo de 144 páginas, Alê Youssef reforça a importância de diversos movimentos protagonizados pela juventude paulistana, da Jovem Guarda à efervescência de festas dos anos 2000 que conviviam com a ilegalidade e a diversidade de um ambiente underground e tão livre, passando também pela cena teatral da Praça Roosevelt. Impulsionados pelo ambiente artístico e noturno, começam a surgir pequenos empreendimentos feitos por e para jovens, como lojas colaborativas, marcas de novos estilistas, tatuadores e restaurantes.

“A região do Baixo Augusta foi e permanece sendo palco de uma batalha colorida e criativa pelo direito à cidade em uma megalópole geralmente cinza e opressora. Ela desafia as concepções mais engessadas da cidade para assim influenciar na própria identidade de São Paulo. Essa concepção da relação entre a arte com a vida urbana também sempre esteve interligada as minhas experiências culturais”, declara Alê Youssef.

“Baixo Augusta: a cidade é nossa” conta a luta pelo direito à cidade, combustível que garante o movimento da engrenagem de criação e manutenção das manifestações culturais e da ocupação dos espaços públicos. A região serviu de palco para movimentos sociais que explodiram, reivindicando o direito de ocupação e pertencimento da cidade, entre eles, “Existe amor em SP”, “Parque Augusta” o “Parque Minhocão” e muitos outros coletivos que utilizam a Praça Roosevelt como espaço de diálogo e deliberação de suas ações políticas.

Publicado pela editora Letramento, a capa do livro foi feita pelo fotógrafo Davi Pacheco com uma imagem histórica do desfile do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta de 2017, já próximo à Praça Roosevelt, com o trio elétrico cercado por milhares de foliões. No alto, o registro da empena, tradicionalmente, revelada durante o desfile, feita pela artista Rita Wainer, também responsável pela tipologia da capa do livro.

O lançamento do livro faz parte das comemorações de 10 anos do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e traz mais de 40 imagens de momentos marcantes. Essas fotografias e muitas outras estarão na exposição “Apavora, mas não Assusta”, de Frâncio de Holanda, fotógrafo e um dos fundadores do Bloco, em cartaz na Casa Baixo Augusta, a partir do dia 21 de fevereiro. Ao longo desse mês de fevereiro, acontece o Festival Baixo Augusta, com uma programação de ensaios e festas em parceria com alguns dos blocos mais atuantes da cidade.

 

Lançamento do livro “Baixo Augusta: a cidade é nossa”, de Alê Youssef

Data: 21 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h.

Local: R. Rêgo Freitas, 553 – República

“Baixo Augusta: a cidade é nossa”, de Alê Youssef

Diretor Editorial: Gustavo Abreu

Diretor Administrativo: Júnior Gaudereto

Diretor Financeiro: Cláudio Macedo

Logística: Vinícius Santiago

Assistente Editorial: Laura Brand

Preparação e Revisão: Lorena Camilo

Projeto Gráfico e Diagramação: Luís Otávio

Foto da 1ª Capa: Davi Pacheco

Foto da 4ª Capa: Frâncio de Holanda

Tipologia da Capa: Rita Wainer

Verso da Capa – Artes dos Cartazes do Studio SP: Julia Miranda

Fotos do Miolo: Frâncio de Holanda

Editora: Letramento

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros

Se depender das leituras online brasileiras, Jon Snow se tornará o Rei de Westeros

Publicado

em

Pesquisa da Taboola aponta que o personagem é o mais lido entre brasileiros

Neste domingo, dia 14 de abril, estreia a esperada temporada final de Game of Thrones e os olhos – cabeça e ouvidos – de grande parte dos brasileiros estará na jornada pela definição de quem vai terminar no Trono de Ferro.

Com isso em mente, a Taboola, plataforma líder em descoberta de conteúdo, analisou dados de 7 mil páginas online durante a 7a temporada da série (de 1 de julho de 2017 a 31 de agosto de 2017) quando o seriado estava em voga. E o resultado é surpreendente.

O Brasil é um dos poucos países que tem Jon Snow como o personagem mais lido, com um total de 301,8 mil leituras no período da 7ª temporada em território nacional. O personagem lidera as leituras na Holanda, Suécia, Portugal, Dinamarca, Peru, Bélgica, Chile e Nigéria.

You know nothing Jon Snow? Se depender dos índices de leitura entre os brasileiros e esses países, o Trono de Ferro já tem seu novo rei.

Nos outros 195 países que entraram na pesquisa da Taboola, Daenerys Targaryen foi a personagem que mais interessou os internautas: com mais de 30 milhões de leituras online e 80 milhões de minutos lendo sobre o tema.

Confira abaixo o ranking global abaixo:

10 Personagens principais mais lidos de Game of Thrones:

Daenerys Targaryen – 1,5 milhão de leituras online

Jon Snow – 1,4 milhão de leituras online

Tyrion Lannister – 691,5 mil leituras online

Cersei Lannister – 626,2 mil leituras online

Jaime Lannister – 508,2 mil leituras online

Arya Stark – 494,2 mil leituras online

Bran Stark – 398, 1 mil leituras online

Sansa Stark – 356 mil leituras online

Robert Baratheon – 220, 7 mil leituras online

Petyr “Littlefinger” Baelish – 201,3 mil leituras online

 

 

Por meio de análise de dados de seu Taboola Trends, a Taboola consegue mensurar o número de leituras de diferentes assuntos e temas.

 

Continue Lendo

Livros

Confira a nova obra de Clodovis Boff “O livro do Sentido vol. II”

Publicado

em

Segundo volume “O livro do Sentido” possui um forte teor especulativo, exigindo um pensar fundamental e globalizante sobre o sentido da vida.

Onde está efetivamente o sentido?

A obra tem um talho fortemente reflexivo ou filosofante. De acordo com o autor, a questão do sentido, por ser existencialmente determinante e tocar todas as dimensões da vida, pede um pensar fundamental e globalizante. Ele enfatiza tratar-se de um livro filosófico-teológico.

Afinal, para Clodovis Boff, um pensar fundamental só pode ser um pensar originário, como se quer toda boa filosofia. Pois como pensar o fim (telos), que confere sentido, sem pensar o princípio (arché), que dá base ao sentido? Por outro lado, indaga o autor, como resolver a questão do princípio e do fim sem levantar a questão do transcendente, de que Deus é uma das figuras decisivas?

Para ele, existe efetivamente um abismo conceitual entre a questão do sentido e sua resposta articulada. Para vencer tal abismo, a razão não pode fazê-lo por um salto, mas como por uma ponte. E essa precisa ser construída através de um trabalho lento, bem arquitetado e sempre árduo. Esse é o objetivo dessa obra, que dividida em oito capítulos, busca trazer luz acerca do sentido da vida: “Sempre conscientes de nossos limites pessoais, reconhecíveis quer pelo esforço da reflexão, quer pelo labor da argumentação, quer pela fadiga da redação”, conclui Clodovis.

Clodovis Boff nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos de Maria. Foi ordenado presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese “Teologia e prática”, sobre a metodologia da libertação” (1976). Atualmente, depois de 40 anos de magistério, assessoramento e pastoral, leva uma vida mais retirada em Rio Branco (AC). É autor de vários livros e artigos.

Ficha técnica
Título: O livro do sentido – volume II
Subtítulo: Qual é afinal, o sentido da vida? (parte teórico-construtiva)
Autor: Clodovis Boff
Acabamento: Costurado
Coleção: Avulso
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 576
Área de interesse: Filosofia, teologia

Continue Lendo

Livros

Livro aborda a Inteligência Emocional como ferramenta para a educação dos filhos desde a gestação até a adolescência

Publicado

em

Rodrigo Fonseca, fundador da Sbie, traz uma proposta para Pais direcionarem melhor cada uma de suas emoções na forma de educar

A sociedade moderna traz um grande questionamento sobre a criação dos filhos, em meio a tanta tecnologia, pressão profissional, estresse, medos, etc. Será que o modelo que aprendemos com nossos pais é ainda eficaz nos dias atuais? O que devemos fazer para preparar os filhos para que eles cresçam conscientes dos seus medos, aceitando-os e usando-os para alcançarem suas realizações? E, também, para que usem seus maiores talentos e qualidades para contribuir para a nossa sociedade?

Esses e outros questionamentos são respondidos pelo presidente da Sbie – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional – Rodrigo Fonseca, no livro “Inteligência Emocional para Pais”, que o escreveu como um guia prático e uma ferramenta poderosa para os pais de hoje, apresentando soluções simples e efetivas que podem ser aplicadas por quaisquer pessoas que carregam o maior poder que existe: o amor incondicional. Com 252 páginas, a obra, que conta com o prefácio da atriz Juliana Paes, é dividida em duas partes, sendo elas o lado A: relacionado ao período gestacional e a sua importância no desenvolvimento emocional do ser humano e o lado B: relacionado as questões práticas do dia-a-dia da Educação Emocional dos filhos e como encontramos o equilíbrio entre o limite e o amor.

O livro ainda direciona respostas sobre questões familiares para casais homoafetivos, casais separados, filhos adotivos, produção independente, entre outros e como abordá-las no âmbito emocional de uma criança.

Sobre o autor:

Rodrigo Fonseca: Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASbie). Doutorando pela Florida Christian University (FCU) em Neuromarketing, Comunicador Social formado pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da International Society for Emotional Intelligence. Idealizador da trilogia Lotus Inteligência Emocional e da primeira formação em Inteligência Emocional do Brasil, fundamentada nos seus mais de 21 anos de experiência no assunto. Criador do Projeto ‘Sbie nas Escolas’ e do maior evento de Inteligência Emocional da América Latina: Conexão – Conectando Pessoas. É autor dos Best Sellers ‘Emoções – A Inteligência Emocional na Prática’ e ‘21 Chaves para a Realização Pessoal’. Apresentador dos Realities Shows “A FORÇA” e “A Grande Virada”. Considerado o maior Influencer Digital em Inteligência Emocional e responsável pelo Canal do YouTube com o maior conteúdo neste tema.

Serviço:

Inteligência Emocional para Pais
Autor: Rodrigo Fonseca
ISBN: 978-85-93757-02-0
Assunto: Educação de filhos, Emoções, Inteligência Emocional, Pais e Filhos, Psicologia aplicada
252 PáginasPreço: 49,80
Capa: brochura; Formato: 14 x 21 cm
Editora Sbie, 2019
http://www.sbie.com.br

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Publicidade

Eventos

Próximos eventos

  1. Thiago Ventura em Jacareí (SP)

    abril 26 @ 21:00 - 23:00
  2. Após sucesso de vendas, Milton Nascimento abre data extra no Espaço das Américas

    abril 28 @ 18:00 - 22:00
Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas