Conecte-se com

Saúde

Câncer de rim pode ser diagnosticado precocemente

Publicado

em

*Por

Os rins são órgãos de cor vermelho escuro, semelhantes a feijões, pesando aproximadamente 150 gramas. Estão localizados na porção superior da região lombar.

Várias são as funções do : filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas; manter o equilíbrio do pH sanguíneo e de eletrólitos; controlar a eritropoiese (produção de células vermelhas do sangue); produzir hormônios (aldosterona e prostaglandinas).

A American Câncer Society estima que em 2019 ocorram nos Estados Unidos cerca de 73.820 novos casos de câncer renal e aproximadamente 14.770 pessoas morrerão desta neoplasia, lembrando que a idade média do diagnóstico é 64 anos. É importante destacar que o tumor de rim está entre os 10 tipos de neoplasias mais frequentes no mundo e o carcinoma de células renais é o tipo tumoral mais comum.

A incidência do câncer de rim em estágio inicial aumentou nos últimos anos e uma razão para isso é o uso disseminado do ultrassom e da tomografia computadorizada como métodos diagnósticos. O tumor renal normalmente é assintomático nos estágios iniciais e, quando avançado, o paciente pode apresentar sinais e sintomas como: sangue na sua urina; dor nas costas ou abdome; perda de apetite; emagrecimento inexplicável; cansaço; anemia; febre intermitente.

As causas que desencadeiam esse câncer não estão claras, mas vários fatores de risco são considerados e destacamos alguns: idade avançada; tabagismo; obesidade; hipertensão arterial; paciente com insuficiência renal crônica que necessite de diálise; algumas síndromes herdadas (doença de Von Hippel-Lindau, síndrome de Birt-Hogg-Dube); portadores de esclerose tuberosa; câncer renal hereditário; exposição profissional a certas substâncias, como por exemplo: cádmio (um tipo de metal), alguns herbicidas e solventes orgânicos.

A cirurgia (nefrectomia) é a principal forma de tratamento, que pode remover apenas uma parte do rim ou a sua totalidade. E para esta decisão considera-se a extensão, volume e localização do tumor. A nefrectomia pode ser realizada de modo convencional (aberta) ou por técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia ou a cirurgia robótica. A melhor conduta é definida entre o paciente e o urologista, após análise de vários fatores como: características do tumor (tamanho, volume e localização), condições clínicas, doenças associadas e idade do paciente, condições técnicas do hospital, experiência profissional.

Ainda mencionamos que existem outras formas de tratamento para: tumores pequenos; localizados; e em estágios iniciais, como a Ablação por Crioterapia. A crioablação usa frio extremo para destruir o tumor. Uma sonda é inserida no tumor através da pele ou durante a laparoscopia. Gases muito frios são passados ​​através da sonda, criando uma bola de gelo na ponta que destrói a neoplasia.

Ablação por radiofrequência é uma técnica que usa ondas de rádio de alta energia que produzem calor na sua extremidade. Uma fina sonda é inserida até o tumor e destrói as células cancerosas, quando aquecida.

A técnica de ablação, como as outras técnicas, pode evoluir com complicações e destacamos os sangramentos e/ou danos aos rins e órgãos próximos.

A Vigilância Ativa é uma abordagem possível que pode ser indicada para pacientes idosos, com condições clínicas desfavoráveis, em tumores pequenos de baixa agressividade. E para isso, uma biópsia pode ser realizada visando caracterizar se a lesão é benigna ou maligna, além de identificar o grau de agressividade das células cancerígenas.Quando a doença é diagnosticada em estágio avançado, geralmente é tratada por terapias direcionadas, uma vez que a quimioterapia pode ser ineficaz.

A terapia direcionada utiliza medicamentos que bloqueiam a angiogênese (crescimento dos novos vasos sanguíneos que nutrem o câncer) ou proteínas importantes nas células cancerígenas (chamadas tirosina quinases) que estimulam o crescimento e sobrevida tumoral.

A evolução dessa neoplasia é imprevisível e alguns tipos tumorais são muito agressivos, enquanto outros podem ter um crescimento extremamente lento. O importante é fazer o diagnóstico em estágios iniciais do câncer renal, uma vez que ainda não existem maneiras de evitá-lo e a taxa de sobrevida é significativa nessa condição. Converse com o seu Urologista regularmente visando medidas preventivas. Previna-se!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dr. Thiago Melo dá dicas de como manter a saúde em dia apesar da correria da vida moderna

Publicado

em

Reprodução / MF Press Global
Manter a saúde em dia em meio a uma rotina corrida é um grande desafio encontrado por muitas pessoas. Trabalho, trânsito, cuidar dos filhos e até mesmo atividades domésticas são alguns dos itens presentes na rotina que podem ser estressantes e demandar muito do seu tempo.

O Dr. Thiago Melo, cirurgião vascular e atleta amador de triathlon, conta que cuidar da saúde mesmo com uma vida agitada deve ser a principal meta daqueles que buscam uma vida mais plena: “através da atividade física e da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis é possível sim, apesar da rotina, encontrar o equilíbrio e evitar diversas doenças decorrentes do estilo de vida estressante”.

Reprodução / MF Press Global


Benefícios da atividade física

O especialista explica que os benefícios da atividade física podem ser aproveitados por todos: “Além de manter o corpo em movimento, melhora a capacidade cardiovascular, diminui as inflamações sistêmicas, ajuda a prevenir a obesidade, controlar o colesterol e aumenta expectativa de vida, além de servir como uma válvula de escape para o estresse”.

Prevenir é o melhor remédio

O Cirurgião expõe que independente da rotina puxada das grandes cidades, e que leva muitos a adotarem hábitos de alimentação e de vida nada saudáveis, é preciso buscar sempre o equilíbrio, evitar extremos, e ter em mente que a prevenção é o melhor remédio: “É preciso cuidar das pessoas que não são doentes. Precisamos difundir o significado da palavra saúde agregado à prevenção das doenças. Ao ampliar o conceito de saúde ampliamos também as ações para todas as questões que possam envolver-se com a saúde e qualidade de vida das pessoas. Cuidar da higiene pessoal, praticar atividades físicas regularmente, procurar manter uma alimentação saudável e ter pelo menos 7h de sono todas as noites ajuda muito a prevenir doenças e a manter a mente funcionando bem apesar de toda a pressão que a vida moderna nos impõe”.

Continue Lendo

Saúde

Dentista mineiro é referência em clareamento dental e ortodontia para quem tem pressa

Publicado

em

Enan Correia / Real Fotos

Conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’, o dentista mineiro Dr. Gustavo Menegucci faz uso da mais alta tecnologia para promover tratamentos estéticos dentários para quem tem pressa no resultado, como noivas e formandos e quem tem viagem marcada ao exterior.

Hoje com o aumento da exposição nas redes sociais e a popularização da fotografia digital, há maior preocupação em estar com dentes brancos e um sorriso perfeito e alinhado, para sair bem nas selfies e também nas fotos que serão recordações permanentes de datas especiais como baile de debutantes, casamentos, formaturas, noivados e outras ocasiões.

Visando este mercado especial, de pessoas que precisam estar com o sorriso em dia para estas ocasiões importantes, e que buscam resultados rápidos, os tratamentos dentários evoluíram com o auxílio da tecnologia para que os pacientes possam ter dentes brancos e a correção de dentição torta em tempo recorde.

O Dr. Menegucci se tornou referência nacional nos chamados ‘tratamentos express’. O especialista em ortodontia e estética que ficou conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’ pela rapidez e discrição dos procedimentos que realiza, conta mais sobre os procedimentos: “Nos tornamos especialistas em tratamentos rápidos para quem tem pressa no resultado. Para noivas e pessoas que tem eventos marcados como formaturas e viagens ao exterior. Hoje, com o uso de alinhadores invisíveis, que são projetados exclusivamente para cada cliente, podemos oferecer um planejamento com Invisalign + clareamento dental, até cinco vezes mais rápido do que a maioria dos tratamentos ortodônticos disponíveis. Além disto, na modalidade de tratamentos express, hoje conseguimos oferecer ao paciente a possibilidade de ter dentes brancos em até 15 dias”.

Reprodução / MF Press Global

Dentes brancos e alinhados em tempo recorde

O Dr. Menegucci traz alguns pormenores destes tratamentos express: “Temos duas situações muito comuns. A primeira é de pacientes que precisam dos dentes brancos para evento muito próximo, podem optar pelo tratamento de clareamento combinado: laser de consultório+ clareamento caseiro, durando de 15-20 dias, e tendo como resultado final dentes brancos. Já a segunda situação são pacientes com dentes tortos que precisam ser alinhados rapidamente, obtendo os resultados desejados de 3 a 5 meses de tratamento, para promover a melhor harmonia facial no tempo desejado para boas fotos. Tudo isto com clareamento embutido no decorrer do tratamento”.

Menos dor e incômodo e mais resultados

As novas técnicas usadas pelo Dr. Menegucci também reduzem muito a sensibilidade e o desconforto durante o tratamento: “O clareamento é feito com laser terapêutico, para não promover sensibilidade nos pacientes. Com o uso do laser vermelho a chance de sentir algum tipo de incômodo ou sensibilidade é muito menor, pois, se trata de laser terapêutico. Já o tratamento com o Invisalign além de ser bem menos doloroso que o convencional com brackets, pois, é removível e provoca muito menos incômodo do que o aparelho metálico”.

 

 

 

Continue Lendo

Saúde

PAUSA PARA SAÚDE: O que é gastrite?

Publicado

em

As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de uma gastrite. Mas você sabe exatamente o que é ou como se cuidar de uma gastrite? Se não sabe, vamos aproveitar que você deu uma Pausa para Saúde e falar a respeito de todos os detalhes dessa doença.

As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de uma gastrite. Mas você sabe exatamente o que é ou como se cuidar de uma gastrite? Se não sabe, vamos aproveitar que você deu uma Pausa para Saúde e falar a respeito de todos os detalhes dessa doença.

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Publicidade

Eventos

Próximos eventos

  1. Vale Music Fest 2019

    setembro 13 @ 20:00 - setembro 21 @ 23:30
  2. DJAVAN VESÚVIO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

    outubro 11 @ 21:00 - 23:30
Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas