Conecte-se com

Gastronomia

Dia da Mentira: Mestres-cervejeiros esclarecem 5 mitos gerados por boatos na internet

Publicado

em

: Mestres-cervejeiros esclarecem 5 mitos gerados por boatos na internet

“Puro é sinônimo de boa”, “ escura é sempre mais forte”, “ tem que estar sempre trincando”

Em tempos de boatos e notícias falsas divulgadas em todos os meios, nos deparamos com dezenas de informações fantasiosas e incorretas, e nem a amada cerveja escapa dessa onda. Para ajudar os apaixonados pela nossa querida bebida, reunimos um time de mestre-cervejeiros para esclarecer alguns dos principais boatos que circulam por aí. Não caia em pegadinhas de 1° de abril e veja abaixo os esclarecimentos dos responsáveis por alguns dos principais rótulos do país:

 

  • Cerveja puro malte é melhor

A lista de ingredientes de cada cerveja depende do estilo e do perfil sensorial que o mestre-cervejeiro quer obter. Um exemplo: algumas das mais renomadas e clássicas cervejas belgas são “turbinadas” com açúcar para atingir um alto grau alcoólico sem ficarem encorpadas demais. Quanto aos não maltados, famosos nas cervejas do tipo pilsen, eles estão de acordo com as receitas previstas para a standard american lager – nome técnico do estilo pilsen. O milho e o arroz, por exemplo, têm a função de reduzir o corpo da cerveja, tornando-as mais leve e mais fáceis de beber. O que determina a “qualidade” de uma cerveja é a escolha dos ingredientes e o cuidado nas etapas de produção – Laura Aguiar, mestre-cervejeira da Ambev

 

  • Quanto mais escura, mais forte é a cerveja

Não se deixe enganar pelos sentidos. Apesar da expectativa de uma bebida mais encorpada e forte, isso nem sempre é verdade. Existem cervejas claras de teor alcoólico mais alto, assim como cervejas escuras leves e refrescantes. A cor da cerveja é determinada principalmente pela cor de seus ingredientes, principalmente o malte. Ao final do processo de malteação do grão de cevada, ele pode sofrer um processo de torra muito similar ao do café, e dependendo da intensidade e da proporção determinadas pelo cervejeiro, poderá produzir uma cerveja mais clara, acobreada ou escura – Alexandre Levy, mestre-cervejeiro da Cervejaria Ambev

 

  • Cervejarias pequenas são “melhores”

Devido à escala de produção, as grandes cervejarias têm uma série de vantagens: acesso aos melhores ingredientes, melhor distribuição mais tecnologia, investimento em treinamento de funcionários e menor custo final por unidade – o que faz com que o produto seja vendido e reposto rapidamente, resultando em cerveja mais fresca na prateleira    – Leonardo Antonelli, mestre-cervejeiro de Craft Beer da Cervejaria Ambev

 

  • O único motivo para o uso de cereais não maltados é baratear a produção de cerveja

O principal fator de escolha do tipo de cereal que irá fazer parte da receita é a característica final que o mestre-cervejeiro quer dar para a sua cerveja. Se quer uma cerveja mais leve e refrescante, vai usar cereais não maltados, como milho e arroz, ao lado da cevada. Se quer uma mais amarga, vai usar mais lúpulo, e assim por diante. Mas tudo depende sempre da receita: existem cervejas mais rebuscadas e caras que utilizam cereais não maltados em sua composição – Sybilla Geraldi, mestre-cervejeira Bohemia

 

  • Cerveja deve ser servida sempre muito gelada

Nesse caso a regra não tem nada de clara, já que algumas cervejas trazem aromas e sensações que se perdem quando estupidamente geladas. De forma geral, quanto mais forte e encorpada a cerveja, menos fria ela deva estar. O que não significa que você deva carregar um termômetro para conferir se o bar serve a bebida na temperatura correta. Se bebeu e gostou, está valendo! Por serem leves e delicadas, cervejas do estilo pilsen merecem ser servidas geladas. Mas quantos graus? O brasileiro costuma beber cerveja no limite do congelamento, muito em razão do nosso clima tropical, e não há nada errado nisso. Se você não gosta assim, faça do seu jeito – Leon Maas, mestre-cervejeiro Brahma

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Amazônia Soul se Destaca por Riqueza de Sabores da Culinária Nortista

Publicado

em

Por

O restaurante Amazônia Soul, conta com um cardápio variado com o melhor da culinária amazônica, em ambiente aconchegante e diferenciado no coração da Vila Mariana.

A casa que foi fundada em 2018 têm em seu cardápio as principais comidas amazônicas como os tradicionais: Pato no Tucupi, Maniçoba, Tacacá, os peixes:  Filhote, Dourada, Pirarucu e Tambaqui e ainda oferece uma opção de prato vegano, afim de atingir todos os públicos.

Para complementar essa experiência de imersão, a casa só reproduz música ambiente regional e conta com diversas obras de artes oriundas da região amazônica, são objetos e pinturas indígenas, todas trazidas do norte e podem ser adquiridas no restaurante.

O idealizador do Amazônia Soul São Paulo é o Paraense pedro Amaral, que faz questão de garantir os melhores produtos para seu restaurante. A casa também é conhecida por oferecer o melhor açaí do mundo, totalmente puro e orgânico, proveniente da produção familiar de Pedro, que recebe o produto dos açaizais às margens do rio Arauaya no Pará.

 

 

Para saber mais sobre o restaurante visite sua página no instagram: 

View this post on Instagram

Dias de sol☀️, calor 🌡️e nada de chuva🚫⛈️! . Combinação perfeita para o melhor açaí do mundo 🌎 . Tá com fome e não quer sair de casa? Não esquece que temos delivery em um raio de 4,5 km a partir da loja. É só procurar a Amazônia Soul no Ifood (@ifoodbrasil), James Delivery (@jamesdelivery) e no Uber Eats (@ubereats_br) 😉 . 🌳Amazônia Soul – São Paulo 📍Rua Áurea, 361 – Vila Mariana 📞(11) 5083-4046 . . . . #amazoniasoulsp #culturadafloresta #vilamariana #ruaaurea #splovers #ondecomer #ondebeberemsaopaulo #ondecomeremsaopaulo #ondecomeremsp #ondebeberemsp #sampafood #culinariaamazonica #eat #foodpic #dinner #foodpics  #foodphotography #foodlover #tasty #dessert #healthyfood #foodies #eating #comida #delicia #restaurante #gastronomia #delicioso #gourmet #fome

A post shared by Amazônia Soul – São Paulo (@amazoniasoulsp) on

Confira o Menu completo: http://amazoniasoulsp.com.br/menu/

 

Informações e reservas

  • Funcionamento:

De terça a sábado das 12h às 22h

Domingo das 12h às 20h

  • Telefone: (11) 5083-4046
  • E-mail: contato@amazoniasoulsp.com.br
  • Endereço: Rua Áurea, 361 – São Paulo – Vila Mariana
  • Site: http://amazoniasoulsp.com.br/

 

Fonte: EgoBrazil

Continue Lendo

Gastronomia

Spani Aquarius e Vista Verde oferecem curso gratuito de culinária

Publicado

em

Parceria com a marca Fantástico disponibiliza receitas criativas com arroz e feijão

São José dos Campos, agosto, 2019 – As lojas Spani Atacadista do Jardim Aquarius e Vista Verde, em parceria com a marca Fantástico, promovem nos dias 21 e 22 de agosto o curso “Delícias com arroz e feijão Fantástico”.

Durante a aula, a culinarista Claudete Brescancini, irá ensinar aos participantes criativas maneiras de preparo da dupla que não pode faltar na mesa do brasileiro, o arroz com feijão. Na ocasião, os alunos aprenderão as receitas: Risoto 4 queijos, Caldo Delícia de Feijão, Arancini com Presunto e Bolo de Arroz e Ameixas.

Os interessados podem fazer sua inscrição no balcão de atendimento das lojas com um quilo de alimento não perecível para doação. As arrecadações serão encaminhadas às entidades beneficentes das cidades participantes.

 

Serviço:

Spani São José dos Campos – Aquarius – 21/08, às 15h.

Endereço: Avenida Cassiano Ricardo, nº 1051, Jardim Alvorada.

Telefone: (12) 3500-0600

Spani São José dos Campos – Vista Verde – 22/08, às 15h.

Endereço: Avenida Pedro Friggi, nº 1031, Vista Verde.

Telefone: (12) 3906-2000

Continue Lendo

Gastronomia

Conheça o surpreendente Sabor da Parrilla, capaz de agradar diferentes paladares

Publicado

em

Sistema criado por argentinos e uruguaios, deixa as carnes mais suculentas e legumes e frutas, mais saborosos

O churrasco é uma das paixões dos brasileiros. Mas a Parrilla, típica dos pampas e utilizada no preparo de grelhados tanto no Uruguai quanto na Argentina, tem conquistado um número cada vez maior de consumidores e amantes da boa . A Parrilla usa grelhas móveis no lugar dos espetos. É construída com canaletas, normalmente em formato de V, levemente inclinadas e conta com um receptor de gorduras. Na Parrilla é possível assar carnes, legumes e frutas, garantindo o sabor e as principais características de cada alimento.

Frederico Curi, empresário e um dos sócios do Restaurante Soriano, explica a diferença entre a tradicional churrasqueira e a Parrilla. “O importante é destacar que a Parrilla não é uma churrasqueira. Enquanto a churrasqueira cozinha e assa o alimento, a Parrilla consegue grelhar sem deixar que cozinhe por dentro. Isto é garantia de suculência”

O formato também é uma da característica que diferencia os dois equipamentos e que interfere no sabor os pratos, conforme afirma Curi. “A churrasqueira tem o formato de caixa, onde colocamos carvão ao fundo. Nela, utilizamos espetos ou uma grelha reta com furos circulares. Já a Parrilla é levemente inclinada, o que permite que a brasa fique a poucos centímetros do alimento.

Curi esclarece ainda que há diferença também no material de combustão utilizado para aquecer o alimento. “Na churrasqueira é utilizado o carvão. Na Parrilla, o ideal é usar a lenha, que vai se transformando em brasa à medida em que vai queimando. Isso permite defumar o prato enquanto ele é grelhado, o que proporciona um sabor diferenciado aos assados”

Na Parrilla podem ser assadas carnes e legumes de todos os tipos e até mesmo frutas, ressalta Frederico Curi. “Como a gordura não pinga na brasa, não existem labaredas de fogo. Dessa forma, é possível obter o máximo aproveitamento do calor. Como resultado, as carnes ficam mais suculentas e os legumes, mais saborosos”.

A Parrilla no Restaurante Soriano

Um dos diferenciais do Restaurante Soriano é proporcionar aos clientes verdadeiras experiências gastronômicas, que podem ser percebidas desde a forma de preparo dos pratos e até o uso da Parrilla para assar os alimentos. “Utilizamos na nossa Parrilla a grelha Argentina, composta de pequenas calhas inclinadas que não deixam a gordura cair na brasa, e a grelha uruguaia, que tem de barras de ferro paralelas ideais para grelhar legumes”.

Alguns dos pratos do menu do Soriano, preparados na Parrilla, tornaram-se preferidos dos clientes. “O Chorizo acompanhado de abóbora ao creme de queijo (camembert) e rúcula, a Picanha acompanhada de papas rústicas ao molho especial e o Assado de tiras com parrillada de legumes, estão entre os mais pedidos”, aponta Frederico Curi.

Para o empresário, a preparação na Parrilla é determinante, pois “o calor da brasa, permite que a carne asse mais rapidamente sem perder a suculência. Já os legumes assados têm a textura, os sabores e os nutrientes preservados, além do aroma de fumaça que dá o toque especial de defumado aos pratos, que os clientes tanto gostam. 

Restaurante Soriano

Investimento dos sócios Wagner Salomão e Frederico Curi, o Restaurante Soriano funciona durante toda a semana, para almoço e jantar. O menu da casa inclui interpretações modernas de pratos da região dos pampas, conduzindo o visitante à uma viagem pelos sabores do sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

O Soriano oferece experiências de menu para almoço, com prato executivo durante a semana (a partir de R$ 21,90), e jantar, com pratos especiais para crianças, além de opções distribuídas em petiscos, carnes, peixes, saladas, sanduíches e sobremesas. O restaurante tem capacidade para acomodar até 120 pessoas e conta ainda com duas cozinhas show, ideais para cursos ou eventos exclusivos.

 

Restaurante Soriano

Endereço: Rua Tomé de Souza, 133, Funcionários

Horários de Funcionamento:

o    Segunda-feira, das 11h30 às 15h

o    Terça a quinta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h30

o    Sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h às 0h

o    Sábado, das 11h30 às 0h

o    Domingo, das 11h30 às 17h30

Telefone: (31) 2516-5112

Instagram: @sorianobh / Facebook: @sorianobh

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Eventos

Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas