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Especialista em marketing digital dá dicas para se destacar em vendas nas redes sociais sem ser inconveniente

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Simone Siqueira destaca o como uma das técnicas empregadas com sucesso no mundo digital

O crescimento dos influenciadores digitais elevou a importância de métricas como quantidade de seguidores, curtidas e engajamento ao medir o sucesso de um perfil. Mas nem tudo se resume a números. Aqueles que aproveitam a popularidade das para ter um negócio online precisam estar atentos à sua comunicação, investindo em conteúdos que, mais do que passar uma ideia, transmitam informações que convertam seguidores em clientes. “Um dos maiores mitos de no universo digital é que é preciso entregar muito conteúdo gratuito para depois oferecer algum produto ou serviço”, ressalta a especialista em empreendedorismo digital, Simone Siqueira, que destaca o Copywriting como uma das técnicas empregadas com sucesso no mundo digital.

De acordo com a especialista, a técnica está relacionada ao domínio na formação de uma estrutura, que resultará na criação de cartas, vídeos e outros tipos de comunicação de vendas, entre elas as mídias digitais. “Vender sem se tornar inconveniente é possível quando a comunicação tem argumentos embasados na realidade do seu cliente, mostrando a ele suas dificuldades e apresentando soluções. O copywriter trabalha principalmente na transformação que o produto causa naquele consumidor”, comenta.

Para garantir sucesso é preciso deixar de lado práticas publicitárias mais antigas nas redes sociais. “As estratégias de propaganda tradicionais já não trazem mais resultados. A mensagem precisa ser clara para que seus seguidores possam compreender o que é vendido e se o produto ou serviço é ideal para solucionar os problemas deles. Quando o conteúdo não é claro, o consumidor não se conecta, confunde-se e, consequentemente, não compra. Alguns pontos que devem ser levados em consideração ao produzir um material são: postura, local ou contexto, cenário, vestimenta, vocabulário escolhido e clareza de ideias”, afirma a especialista.

Um número grande de seguidores tão pouco é uma métrica fundamental neste caso: “Quando se fala em venda nas redes sociais, nem sempre ter muitos seguidores é o essencial. Uma prova disso são algumas pessoas com um grande número de seguidores que não conseguem ter um negócio online. Isso se deve, muitas vezes, a não compreensão do modelo do próprio negócio, o que leva a uma comunicação falha”, explica a especialista em digital.

Outra questão que deve ser levada em consideração é a interação dos seguidores com os perfis do negócio nas redes: “O tipo de engajamento desejado também precisa ser pensado. A venda é o nível mais alto de engajamento e não necessariamente aquele cliente que curte seus posts ou comenta. O número de vendas, faturamento e lucro são métricas que se precisa estar atento. O restante pode ser chamado de ‘EGOmétricas’”, comenta.

Nas Redes Sociais e principalmente no Instagram – que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos –, se diferenciar através da comunicação é fundamental, pois é por meio dela que as pessoas serão atraídas e, principalmente, aquelas que se quer como cliente. Pensando neste universo, a especialista separou um passo a passo, baseado neste método, para aplicar em plataformas como o Instagram. Confira:

Primeiro passo Chamar a ATENÇÃO dos seus seguidores: No Instagram a melhor forma de fazer isso é na escolha da imagem.

Segundo passo Despertar o INTERESSE para que seus seguidores se mantenham conectados a você. Geralmente o que mais desperta o interesse é falar sobre os problemas ou dificuldades que seus seguidores estão enfrentando no momento.

Terceiro passo Gerar DESEJO, sem esse desejo o consumidor não compra. Esse desejo é trabalhado com ele através da possibilidade de solução.

Quarto e último passo Chamá-lo para tomar uma ação para que tenha essa solução, que está associada a compra do produto ou serviço.

Simone Siqueira teve sua primeira experiência como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que a levou a atuar com aliada à Educação, de forma autônoma. Desde então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação Digital e há seis anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na conquista de uma forte Identidade digital.

Facebook/Instagram simonesiqueiratreinamentos I Youtube SIMONESIQUEIRATV I site educacaodigital.com

Tecnologia

Fidi reduz 15% dos custos com armazenamento de exames na nuvem da Amazon

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A instituição, que realiza 5 milhões de exames de imagem por ano, também ganhou eficiência e rapidez

Com o objetivo de armazenar imagens de exames de seus pacientes de maneira segura, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde – é hoje um cliente no Brasil de grande demanda de serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), utilizando um espaço de 600 terabytes para o armazenamento de exames de imagem e laudos. A instituição realiza cinco milhões de exames de imagem por ano – ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, hemodinâmica e densitometria óssea.

Ao utilizar os serviços e infraestrutura em nuvem da AWS, a FIDI melhorou a gestão das informações e a velocidade de recuperação das imagens, além de ter diminuído suas despesas operacionais. “Reduzimos os custos de armazenamento em 15%, evitando renovação do parque e incremento de disco por meio do uso da Amazon S3. Além disso, notamos um aumento no desempenho de 10% em relação a antiga arquitetura, usando o Amazon S3 e a AWS Direct Connect”, relata Hélio Ajzen, superintendente de Infraestrutura da FIDI.

O uso de serviços em nuvem AWS permite crescimento do negócio da Fundação. “A FIDI escolheu a Amazon Web Services por ser referência global de provedor em serviços de nuvem no mundo, por fornecer os melhores recursos para nossas necessidades específicas e pelo apoio da sua equipe de web services”, ressalta Hélio.

A escalabilidade e proteção dos dados aliado à redução de custos foi um dos grandes desafios da FIDI, que conta anualmente com uma média de atendimento de cinco milhões de exames. “Uma das principais adversidades desse trabalho era a necessidade de armazenamento seguro em larga escala maximizando os recursos. Armazenar o histórico dos pacientes de forma segura, permanente e escalável era um desafio, pois a FIDI dependia de uma solução baseada em disco de envelhecimento”, conta o superintendente.

Atualmente, a FIDI utiliza o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para hospedar sua plataforma web de acesso as imagens e laudos para os pacientes; o serviço Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para armazenamento de mais de 600 terabytes de dados e imagens e a AWS Direct Connect para conexão segura, dedicada entre o seu principal centro de dados e o AWS Cloud.

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Tecnologia

Como os algoritmos do Google impactam seus negócios

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Métricas funcionam para que o usuário tenha a melhor experiência enquanto navega na internet

Jundiaí, maio de 2019 – O Google é um dos principais sites de busca do mundo; se tornou sinônimo de enciclopédia e dicionário, daqueles que as pessoas utilizavam nas pesquisas em bibliotecas. Para que os termos buscados sejam encontrados, a plataforma utiliza de algoritmos em programas de computador, que procuram por sites que respondam com efetividade as regras criadas em seu mecanismo de busca, para assim poder classificar quais deles “merecem” estar na primeira página e nas primeiras posições.

Para o Gestor e Diretor Técnico da Blob Web, Rívero Felipe Lopes, ninguém sabe exatamente como os algoritmos do Google funcionam. “A empresa guarda esta informação a sete chaves, mas sabemos que hoje ela foca na experiência do usuário em multiplataformas. O Google determina uma série de parâmetros que devem ser seguidos para alcançar os melhores resultados, que são metrificados por meio de um check list, garantindo que o conteúdo entregue aos usuários seja confiável e de qualidade”.

Constantemente há atualizações internas para que as pessoas encontrem o que pesquisam de forma mais rápida e efetiva. “Na última atualização o Google valorizou sites mais rápidos, flexíveis e com certificado SSL, o famoso cadeado verde perto da barra de endereço; essas modificações normalmente não têm muita periodicidade, às vezes há várias atualizações em um mês e, no outro, nenhuma; por isso é preciso estar sempre atento às alterações e acompanhar constantemente as mudanças”.

Como esses algoritmos impactam os sites?

De acordo com Rívero, eles são determinantes para o bom posicionamento do link. “Não seguir à risca as determinações feitas pelos mecanismos de busca faz com que os algoritmos não entreguem o site na hora da pesquisa. Ele prioriza as entregas de páginas mais leves e isso faz com que as pessoas consumam menos ‘dados de internet’; assim perdem menos tempo esperando e passam um maior período conectadas consumido mais conteúdo”.

Com as mudanças e as atualizações feitas pelas empresas, o ranqueamento delas muda. “Os links que aparecem nas primeiras colocações são sempre os que mais atendem às métricas, entregam o melhor conteúdo e se preocupam em oferecer uma melhor experiência para o usuário. Enquanto os sites com uma programação pesada, URLS confusas, baixo conteúdo e não responsivos não garantem um bom posicionamento”, concluiu.

Por isso, Rívero alerta sobre a importância de os responsáveis pelos sites estarem sempre atentos aos serviços. “O importante é constantemente focar no em quem irá consumir o material final; pensar como as informações da sua empresa chegam ao usuário final, a qualidade, o tempo dos carregamentos das páginas, o caminho até o contato com a sua marca e com o conteúdo entregue. Mas não adianta focar 100% no Google, o importante mesmo é seu consumidor/usuário e se a experiência dele dentro do seu site está alinhada ao que ele espera da sua marca”.

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Badoo se reposiciona e investe no Brasil com a nova campanha “Conexões Sinceras” que busca promover sinceridade e diversidade

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13 mil pessoas deletam o Badoo todos os dias porque encontraram alguém especial

No mercado há mais de 10 anos, o Badoo, maior rede social de relacionamento do mundo, se reposiciona globalmente e lança uma nova campanha que promove “maior sinceridade entre as pessoas em aplicativos de relacionamento”. O objetivo é tornar o encontro o mais real possível, tornando a ferramenta um meio, mas fazendo com que o fim, o famoso encontro, ainda seja muito bem utilizado com mais autenticidade e sinceridade possível.

Dominic Gallello, CMO do Badoo, conta que a campanha nasceu da necessidade de criar uma verdadeira conexão, a partir da transparência, em o que você é e no que você realmente quer e marca um desenvolvimento significativo na evolução da empresa, uma vez que traz sua nova missão.

“Sabemos que todos têm algo a oferecer e acreditamos que todas as pessoas merecem conexão. Nós queremos democratizar o mundo do encontro para todos. Em nosso aplicativo, 13 mil casais se conhecem por dia e queremos tornar isso algo muito mais natural do que decepcionante”, diz.

Uma pesquisa do CONECTAí Express revelou que, no Brasil, um a cada cinco usuários tem um app de relacionamentos instalado em seus dispositivos. Significa que, ao menos, 20% dos internautas brasileiros buscam a para conhecer pessoas, fazer amizades ou buscar encontros.

Um outro estudo publicado pela American Psychological Association aponta que pessoas que usam aplicativos e sites de relacionamentos tendem a ter mais baixa autoestima do que as que não fazem parte destas comunidades e o Badoo quer mudar essa realidade por meio do novo posicionamento de marca. “Queremos criar um mundo onde as pessoas se sintam livres para serem quem elas são e se relacionarem com quem quiserem, sem pressão e com muita empatia”, afirma Gallello.

No Brasil, a campanha começará ser veiculada no dia 12 de junho, incentivando a sinceridade e o amor próprio, sem o qual não há possibilidade de se relacionar com outras pessoas. E ainda contará com retratos individuais, de 10 pessoas, usuários reais do serviço, e uma frase de efeito criada por cada um deles, mostrando realmente quem são e suas personalidades que serão espalhadas pelas estações da Linha 4 – Amarela e da Linha 5 – Lilás, do metrô de São Paulo.

O logo do Badoo também passou por uma transformação neste novo posicionamento. Antes, um coração tradicional aparecia ao lado do nome da rede social e, para Dominic, isso representa “um modelo ultrapassado de amor tradicional”. Agora, ao pensar na melhor maneira de expressar o que é uma conexão sincera, o coração ganha um sorriso. “Para expressar o que significa a abertura e a sinceridade em uma relação moderna, simplesmente demos ao coração uma voz”, explica.
Para Gallello, à medida que a tecnologia amadureceu, seu efeitos colaterais também vieram à tona. “Nós fomos ensinados que apenas aqueles mais atraentes, ambiciosos, ricos e influentes o suficiente podem encontrar conexão. Para o Badoo, isso é besteira, apoiamos a diversidade entre as pessoas”, finaliza.

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