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Estudantes viajam com apoio da DMCard e ficam em 4º lugar em competição internacional de Robótica

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do Ensino Médio do Instituto Alpha Lumen e seu #1860 acabam de retornar de Troy (EUA), onde competiram com estudantes de todo o mundo na FIRST Robotics Competition

No dia 5 de março, 12 alunos do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, embarcaram para Troy, nos Estados Unidos, com o apoio de empresas como a DMCard. Levaram na bagagem o robô Alphabot #1860 para uma aventura inesquecível: participar da FIRST Robotics Competition, um torneio de robótica que une estudantes de todo o mundo. Na madrugada do dia 13, o grupo retornou ao Brasil com a mala um pouco mais pesada, nela trouxeram o orgulho de chegar à 4ª colocação no ranking do evento, competindo com 36 times de escolas referência no tema dos Estados Unidos, Canadá e outras do Brasil.

“A FIRST Robotic Competition vai muito além da robótica. É uma competição que busca transformar a sociedade ao possibilitar que os jovens aprenderem conceitos essenciais de ciência, tecnologia e cidadania de modo empolgante e desafiador” conta Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen. “Neste torneio, a preocupação em ajudar a comunidade em que se vive ocupa o primeiro lugar. É essa atitude colaborativa que desejamos incentivar e por isso estamos tão felizes com o nosso resultado”.

Carlos Tamaki, Diretor Financeiro da DMCard, empresa que foi uma das apoiadoras que garantiu a participação dos estudantes também comemora. “A DMCard tem como um de seus valores mais importantes o incentivo à cultura e à educação na região. É uma grande honra e orgulho para toda a empresa participar dessa fase de desenvolvimento e reconhecimento do talento desses jovens da ONG, incentivando que se dediquem cada vez mais aos estudos e a inovação, aprendam interagindo com diferentes culturas e multipliquem esse conhecimento”.

Uma experiência além da robótica

O time do Instituto Alpha Lumen desenvolveu o robô que participou dos jogos realizando tarefas no modo autônomo nos primeiros segundos, ou seja, trabalhando apenas com programação inserida.

Todas as partidas foram jogadas em alianças de três equipes cada uma, para incentivar o trabalho em conjunto. Apesar de se tratar de um torneio de robótica a FIRST Robotics Competition tem mais 25 modalidades de premiação, que contemplam desde questões técnicas até a empolgação da torcida. Mas o principal prêmio é o Chairmans Awards, que reconhece o impacto positivo do projeto na comunidade em que está inserido.

A FIRST Robotics Competition é um torneio internacional de robótica para alunos do Ensino Médio que este ano realizou sua 30ª edição. O evento busca unir a emoção do esporte à disciplina e à complexidade da ciência e da tecnologia.

Seguindo regras rígidas, recursos escassos e um limite de tempo apertado e intenso, equipes de estudantes são desafiadas a arrecadar fundos, projetar uma marca para o time, aperfeiçoar habilidades de trabalho em equipe e construir e programar robôs de tamanho industrial para jogar um difícil jogo de campo. O objetivo é trazer os estudantes para o mais próximo possível da engenharia do mundo real.

E foi com talento e dedicação que, passo a passo, o time de São José dos Campos e seu robô Alphabot #1860 foram vencendo diversas equipes de todo o mundo até chegarem à 4ª colocação no ranking do evento deste ano e ainda levar a premiação Quality Award da Motorola Solutions Foundation.

Além da participação na FIRST, o grupo realizou, em parceria com o Consulado do Brasil em Boston e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), oficinas de tecnologia para crianças da comunidade brasileira residente naquela cidade. Também visitaram o MIT que é uma das mais importante universidade de tecnologia do mundo. Uma experiência verdadeiramente inesquecível e com aprendizados que serão compartilhados no Brasil com outros colegas e a comunidade.

Sobre o Instituto Alpha Lumen

O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma entidade sem fins lucrativos que busca gerar impacto social por meio de processos educativos. Entre seus projetos está o Projeto Escola direcionado a estudantes advindos principalmente de escolas públicas e de baixa renda, mas que gostam de aprender e se destacam por seu potencial cognitivo, criatividade, motivação e valorização do conhecimento. Estudantes que desejem estabelecer novos rumos à sua vida e a de seu entorno como lideranças de perfil transformador e senso de comunidade por meio da educação.

A ideia do nome “Alpha Lumen” é porque em Astronomia “Alpha” é a estrela mais brilhante de uma constelação e “Lumen” é Luz em latim. Assim, “Alpha Lumen” é a “Luz mais brilhante”. Essa é a ideia do IAL, alavancar luzes brilhantes que tenham discernimento, competência, criticidade e compromisso com um mundo mais justo.

Tecnologia

Fidi reduz 15% dos custos com armazenamento de exames na nuvem da Amazon

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A instituição, que realiza 5 milhões de exames de imagem por ano, também ganhou eficiência e rapidez

Com o objetivo de armazenar imagens de exames de seus pacientes de maneira segura, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde – é hoje um cliente no Brasil de grande demanda de serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), utilizando um espaço de 600 terabytes para o armazenamento de exames de imagem e laudos. A instituição realiza cinco milhões de exames de imagem por ano – ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, hemodinâmica e densitometria óssea.

Ao utilizar os serviços e infraestrutura em nuvem da AWS, a FIDI melhorou a gestão das informações e a velocidade de recuperação das imagens, além de ter diminuído suas despesas operacionais. “Reduzimos os custos de armazenamento em 15%, evitando renovação do parque e incremento de disco por meio do uso da Amazon S3. Além disso, notamos um aumento no desempenho de 10% em relação a antiga arquitetura, usando o Amazon S3 e a AWS Direct Connect”, relata Hélio Ajzen, superintendente de Infraestrutura da FIDI.

O uso de serviços em nuvem AWS permite crescimento do negócio da Fundação. “A FIDI escolheu a Amazon Web Services por ser referência global de provedor em serviços de nuvem no mundo, por fornecer os melhores recursos para nossas necessidades específicas e pelo apoio da sua equipe de web services”, ressalta Hélio.

A escalabilidade e proteção dos dados aliado à redução de custos foi um dos grandes desafios da FIDI, que conta anualmente com uma média de atendimento de cinco milhões de exames. “Uma das principais adversidades desse trabalho era a necessidade de armazenamento seguro em larga escala maximizando os recursos. Armazenar o histórico dos pacientes de forma segura, permanente e escalável era um desafio, pois a FIDI dependia de uma solução baseada em disco de envelhecimento”, conta o superintendente.

Atualmente, a FIDI utiliza o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para hospedar sua plataforma web de acesso as imagens e laudos para os pacientes; o serviço Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para armazenamento de mais de 600 terabytes de dados e imagens e a AWS Direct Connect para conexão segura, dedicada entre o seu principal centro de dados e o AWS Cloud.

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Tecnologia

Como os algoritmos do Google impactam seus negócios

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Métricas funcionam para que o usuário tenha a melhor experiência enquanto navega na internet

Jundiaí, maio de 2019 – O Google é um dos principais sites de busca do mundo; se tornou sinônimo de enciclopédia e dicionário, daqueles que as pessoas utilizavam nas pesquisas em bibliotecas. Para que os termos buscados sejam encontrados, a plataforma utiliza de algoritmos em programas de computador, que procuram por sites que respondam com efetividade as regras criadas em seu mecanismo de busca, para assim poder classificar quais deles “merecem” estar na primeira página e nas primeiras posições.

Para o Gestor e Diretor Técnico da Blob Web, Rívero Felipe Lopes, ninguém sabe exatamente como os algoritmos do Google funcionam. “A empresa guarda esta informação a sete chaves, mas sabemos que hoje ela foca na experiência do usuário em multiplataformas. O Google determina uma série de parâmetros que devem ser seguidos para alcançar os melhores resultados, que são metrificados por meio de um check list, garantindo que o conteúdo entregue aos usuários seja confiável e de qualidade”.

Constantemente há atualizações internas para que as pessoas encontrem o que pesquisam de forma mais rápida e efetiva. “Na última atualização o Google valorizou sites mais rápidos, flexíveis e com certificado SSL, o famoso cadeado verde perto da barra de endereço; essas modificações normalmente não têm muita periodicidade, às vezes há várias atualizações em um mês e, no outro, nenhuma; por isso é preciso estar sempre atento às alterações e acompanhar constantemente as mudanças”.

Como esses algoritmos impactam os sites?

De acordo com Rívero, eles são determinantes para o bom posicionamento do link. “Não seguir à risca as determinações feitas pelos mecanismos de busca faz com que os algoritmos não entreguem o site na hora da pesquisa. Ele prioriza as entregas de páginas mais leves e isso faz com que as pessoas consumam menos ‘dados de internet’; assim perdem menos tempo esperando e passam um maior período conectadas consumido mais conteúdo”.

Com as mudanças e as atualizações feitas pelas empresas, o ranqueamento delas muda. “Os links que aparecem nas primeiras colocações são sempre os que mais atendem às métricas, entregam o melhor conteúdo e se preocupam em oferecer uma melhor experiência para o usuário. Enquanto os sites com uma programação pesada, URLS confusas, baixo conteúdo e não responsivos não garantem um bom posicionamento”, concluiu.

Por isso, Rívero alerta sobre a importância de os responsáveis pelos sites estarem sempre atentos aos serviços. “O importante é constantemente focar no em quem irá consumir o material final; pensar como as informações da sua empresa chegam ao usuário final, a qualidade, o tempo dos carregamentos das páginas, o caminho até o contato com a sua marca e com o conteúdo entregue. Mas não adianta focar 100% no Google, o importante mesmo é seu consumidor/usuário e se a experiência dele dentro do seu site está alinhada ao que ele espera da sua marca”.

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Tecnologia

Badoo se reposiciona e investe no Brasil com a nova campanha “Conexões Sinceras” que busca promover sinceridade e diversidade

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13 mil pessoas deletam o Badoo todos os dias porque encontraram alguém especial

No mercado há mais de 10 anos, o Badoo, maior rede social de relacionamento do mundo, se reposiciona globalmente e lança uma nova campanha que promove “maior sinceridade entre as pessoas em aplicativos de relacionamento”. O objetivo é tornar o encontro o mais real possível, tornando a ferramenta um meio, mas fazendo com que o fim, o famoso encontro, ainda seja muito bem utilizado com mais autenticidade e sinceridade possível.

Dominic Gallello, CMO do Badoo, conta que a campanha nasceu da necessidade de criar uma verdadeira conexão, a partir da transparência, em o que você é e no que você realmente quer e marca um desenvolvimento significativo na evolução da empresa, uma vez que traz sua nova missão.

“Sabemos que todos têm algo a oferecer e acreditamos que todas as pessoas merecem conexão. Nós queremos democratizar o mundo do encontro para todos. Em nosso aplicativo, 13 mil casais se conhecem por dia e queremos tornar isso algo muito mais natural do que decepcionante”, diz.

Uma pesquisa do CONECTAí Express revelou que, no Brasil, um a cada cinco usuários tem um app de relacionamentos instalado em seus dispositivos. Significa que, ao menos, 20% dos internautas brasileiros buscam a tecnologia para conhecer pessoas, fazer amizades ou buscar encontros.

Um outro estudo publicado pela American Psychological Association aponta que pessoas que usam aplicativos e sites de relacionamentos tendem a ter mais baixa autoestima do que as que não fazem parte destas comunidades e o Badoo quer mudar essa realidade por meio do novo posicionamento de marca. “Queremos criar um mundo onde as pessoas se sintam livres para serem quem elas são e se relacionarem com quem quiserem, sem pressão e com muita empatia”, afirma Gallello.

No Brasil, a campanha começará ser veiculada no dia 12 de junho, incentivando a sinceridade e o amor próprio, sem o qual não há possibilidade de se relacionar com outras pessoas. E ainda contará com retratos individuais, de 10 pessoas, usuários reais do serviço, e uma frase de efeito criada por cada um deles, mostrando realmente quem são e suas personalidades que serão espalhadas pelas estações da Linha 4 – Amarela e da Linha 5 – Lilás, do metrô de São Paulo.

O logo do Badoo também passou por uma transformação neste novo posicionamento. Antes, um coração tradicional aparecia ao lado do nome da rede social e, para Dominic, isso representa “um modelo ultrapassado de amor tradicional”. Agora, ao pensar na melhor maneira de expressar o que é uma conexão sincera, o coração ganha um sorriso. “Para expressar o que significa a abertura e a sinceridade em uma relação moderna, simplesmente demos ao coração uma voz”, explica.
Para Gallello, à medida que a tecnologia amadureceu, seu efeitos colaterais também vieram à tona. “Nós fomos ensinados que apenas aqueles mais atraentes, ambiciosos, ricos e influentes o suficiente podem encontrar conexão. Para o Badoo, isso é besteira, apoiamos a diversidade entre as pessoas”, finaliza.

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