Conecte-se com

Estilo de Vida

Inclusão do autista no mercado de trabalho

Publicado

em

*Por Luciana Brites

Há muitos mitos em torno de pessoas autistas e um deles é de que elas não podem entrar no de . Pelo contrário, é possível. Quem tem TEA pode conseguir se firmar num de maneira independente. É importante ressaltar sobre a existência de graus de autismo. Aqueles que são mais funcionais e com menos prejuízo cognitivos irão conseguir se sair melhor.

Para que um possa se desenvolver bem, é muito importante a detecção precoce. Quanto mais cedo o autismo for diagnosticado e havendo uma intervenção, melhor será o prognóstico e processo de inclusão social futura. Desde cedo, a família deve trabalhar a autonomia da criança e ver as habilidades e interesse dela e focar nisso.

O quadro autístico é extremamente elástico. Por exemplo, a pessoa pode se transformar num médico excepcional, mas por outro lado pode nunca deixar de ser dependente dos seus pais.

No seriado The Good Doctor, estrelado por Freddie Highmore, vemos a história do personagem Shaun Murphy, um médico residente com caso de TEA leve. A série mostra as suas dificuldades de comunicação e para se socializar dentro do ambiente de trabalho. No entanto, realiza de maneira brilhante o seu trabalho.

Para que o autista se saia bem na , depende muito do interesse dele por determinado assunto. Podemos ter pessoas com TEA que se interessem por música, jogos ou informática. Depende de cada caso. Porém, quando eles realmente focam conseguem sair-se muito bem no mercado de trabalho.

Para as empresas é uma vantagem ter um profissional autista, pois são bem focados, honestos (tem dificuldade em mentir), perfeccionista, atenção aos detalhes, são organizados, aderem com facilidade a rotinas e cronogramas.

Uma característica comum do autismo são as restrições ao expressar emoções, ao entender linguagem de duplo sentido, além expressões faciais e mudanças de tom da voz. Mas como eles não tem preocupações sociais, eles não se preocupam em competir com os outros, não se preocupam também em ter sucesso daquilo que ele faz. Ele quer que dê certo o que se propôs a fazer.

Ele quer terminar o processo sem se preocupar se vai ser elogiado, se vai ser promovido, se ele vai ser excessivamente acarinhado por todos ou bem ou mal aceito. O indivíduo com autismo não se preocupa com esse tipo de coisa, ele só quer fazer aquilo que ele gosta. Portanto, as empresas que tiverem autistas de grau leve só tem a ganhar.

(*) psicopedagoga, uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber e co-autoria, com Clay Brites, do livro MENTES ÚNICAS.

Luciana Brites é especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação Ispe – Cae São Paulo. Além disso, é coordenadora do Núcleo Abenepi em Londrina.

Clay e Luciana Brites são fundadores do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br). A inciativa tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e adolescência.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

Em clima de Halloween – Sonia Vanat faz vídeo especial para as redes sociais

Publicado

em

Por

Sonia Vanat está sempre em busca de conteúdos que agradam e conscientizam seus seguidores.

A estudante de Psicologia apresenta discussões e abordagens sobre temas como transtornos mentais, bullying, autoajuda, além claro de mostrar como o dia a dia de uma pessoa portadora de Diabetes Tipo 1, com os cuidados necessários com a alimentação e a saúde.

Para entrar no clima do Halloween, comemorado mundialmente no dia 31 de outubro, Sonia Vanat preparou uma surpresa para os seguidores e apresentou um vídeo com detalhes de uma maquiagem de Pirata e algumas fotos com detalhes impressionantes da arte.

Feita por Michele Santos, a maquiagem contou com olhos bem delineados, glitter e batom vermelho e o vídeo mostrando o resultado da produção foi feito por Guilherme Zucco.

“Foi uma produção incrível. Ficamos mais de duas horas e meia para realizar a maquiagem, parando de tempos em tempos para gravar e fotografar e por fim ter o resultado que ajuda muitas mulheres a terem ideias bem criativas para as festas de Halloween”, explicou Sonia Vanat.

Vestida com uma fantasia delicada de pirata, Sonia Vanat encarnou o personagem e recebeu diversos elogios de seus seguidores no Instagram. A musa não escondeu o entusiasmo com a proposta que foi desenvolvida. “Foi um resultado incrível, foram horas e horas de preparação mas quando vejo que os seguidores curtiram a ideia, me mostra que vale a pena cada segundo”, finaliza Sonia Vanat.

Continue Lendo

Estilo de Vida

“Hamburguernejo”: o encontro da música sertaneja com a gastronomia

Publicado

em

Por

Já pensou em uma entrevista regada a hambúrguer e muita, mas muita música sertaneja? Pois é, o empresário e diretor musical Eduardo Prata resolveu unir duas de suas grandes paixões para criar um projeto inédito no : o “Hamburguernejo”.

Ele chega ao cenário como um evento itinerante e reúne profissionais da música sertaneja em entrevistas, palestras e pocket shows. A ideia surgiu através dos seguidores de Edu Prata, que sempre ficavam curiosos para experimentar as maravilhas gastronômicas que o diretor artístico preparava.

Foto: Divulgação

Com uma imensa bagagem na música, responsável por realizar entrevistas em projetos como “Congrenejo – Congresso Nacional dos Profissionais e Afins da Música Sertaneja”, desta vez Edu Prata foi além e inovou. Após diversos cursos e muito estudo, trouxe para os bate-papos com profissionais da música um grande atrativo, que é o seu hambúrguer artesanal.

A primeira temporada do projeto foi realizada em São Paulo, no estúdio WSTF, do produtor musical William Santos. Edu Prata foi o responsável por entrevistar figuras conhecidas do mercado sertanejo, como compositores, produtores, cantores e influenciadores do gênero. Além dos bate-papos, o evento foi finalizado com uma confraternização que reuniu cerca de 50 pessoas em uma hamburgada com muita música, cerveja gelada e claro, hambúrguer.

Foto: Divulgação

Os conteúdos da primeira temporada estão disponíveis no YouTube, mas o projeto não para por aqui. A segunda temporada está prevista para o início de 2020. A proposta é rodar os estados do Brasil, convidando os profissionais de cada local para compartilharem suas histórias e conhecimentos.

Assista a primeira temporada de “Hamburguernejo”:

Continue Lendo

Estilo de Vida

Bruna Correia é considerada a influencer mais importante no meio da Moda em Portugal

Publicado

em

Por

Bruna Correia - Fotos: Vitor Correia - @vickviewsph

Apaixonada por tudo que é relacionado à modaBruna Correia (30 anos), reside em Lisboa em Portugal e realiza uma reflexão sobre a história de vida, onde olhando para trás, não imaginava que fosse chegar até onde está nos dias atuais.

Nascida na cidade da Paraíba em João Pessoa, no Brasil, ela sempre sonhou com o exterior, até que optou há 10 anos em se mudar para a Itália, onde viveu os 05 primeiros anos entre Florença e Roma.

Assim que chegou por lá, a beldade foi estudar na Poli Moda, considerada uma das mais conceituadas escolas de moda da Itália e por estar em um destino que encanta turistas com suas belas paisagens, sua riqueza histórica e cultural, Bruna optou em lançar um Blog pessoal para compartilhar com seus amigos e seguidores, várias dicas de beleza e viagens.

Bruna Correia - Fotos: Vitor Correia - @vickviewsph

Bruna Correia – Fotos: Vitor Correia – @vickviewsph

Passado em média três anos em que vivia pela Itália, a morena começou a sentir o gostinho do sucesso e novamente alçou novos voos, e mudou-se para Portugal, onde tem parceria com uma das melhores marcas e multimarcas em Portugal, sendo a Loja das Meias, que trabalha com Dior, Celine, entre outras grandes marcas de luxo.

Com 230 mil seguidores apenas no perfil do Instagram, onde compartilha várias fotos lindíssimas, a Paraibana é considerada uma das influencer mais importantes no meio da Moda no País onde mora. A morena ficou super conhecida, sendo convidada para participar dos principais e mais badalados eventos da capital Portuguesa, além de participações em programas de televisão.

No mês passado foi realizado em Portugal a Premiação Gala do Ano, que foi realizada no Cinema São Jorge, em Lisboa, o qual foi pequeno para receber as grandes estrelas que desfilaram no tapete vermelho e que encheram o espaço de brilho, elegância e muito glamour.

Entre as celebridades que se destacaram, estava Bruna Correia que chamou a atenção ao chegar ao evento utilizando um look exclusivo da Stella McCartney, da Loja das Meias, além de acessórios, como joias da marca Nol Jewellers, composto por ouro branco, com diamantes, ágata azul e safiras laranjas, avaliados no valor total de mais de 14 mil euros.

Para conhecer mais a respeito da da digital influencer, basta segui-la através do Instagram

Crédito das Fotos: Vitor Correia 

Bruna Correia - Fotos: Vitor Correia - @vickviewsph

Bruna Correia – Fotos: Vitor Correia – @vickviewsph

Bruna Correia - Fotos: Vitor Correia - @vickviewsph

Bruna Correia – Fotos: Vitor Correia – @vickviewsph

Bruna Correia - Fotos: Vitor Correia - @vickviewsph

Bruna Correia – Fotos: Vitor Correia – @vickviewsph

 
 #brunacorreia #portugal #digitalinfluencer #moda #galadoano
Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Eventos

Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas