Conecte-se com

Saúde

Novembro Azul é uma boa oportunidade para o homem saber mais sobre o Câncer da Próstata

Publicado

em

é uma boa oportunidade para o saber mais sobre o Câncer da Próstata

por

No mês de novembro, discutimos o Câncer da Próstata. Mas antes, vamos localizar a próstata e sua função. A próstata é uma glândula de aproximadamente 25 gramas, no adulto jovem, que fica abaixo da bexiga e na frente do reto (parte terminal do intestino).  A sua função está relacionada à reprodução (produção do líquido ejaculado) e ao prazer sexual (orgasmo), além de atuar como “barreira” às infecções e manter a continência urinária.

O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 68.220 novos casos em 2018 no Brasil, constituindo o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do país.

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. É considerado um câncer da terceira idade, isto é, em três quartos dos casos no mundo ocorre a partir dos 65 anos. O aumento da incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e, também, pelo aumento na expectativa de vida.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) destacam a alta incidência do câncer de próstata e assim ressaltam a importância da consulta médica, que tem como objetivo o diagnóstico precoce. Lembramos que nos estágios iniciais a doença não manifesta qualquer sinal ou sintoma, justificando assim uma visita ao consultório do Urologista, que fará um histórico clínico, além do toque da próstata e solicitação de exames necessários, entre esses o famoso PSA (antígeno prostático específico), que podem sugerir a suspeita de um câncer. A confirmação do diagnóstico faz-se por uma biópsia de próstata.

Os fatores de risco para Câncer de Próstata são: idade, homens de raça negra, obesidade, hábitos alimentares ricos em gorduras, sedentarismo e fator familiar (quando se tem um parente de primeiro grau com câncer de próstata, a probabilidade é de até duas vezes maior; e para aqueles que têm dois parentes de primeiro grau, essa probabilidade é de até seis vezes maior).

Desse modo, a SBU recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um Urologista, para avaliação individualizada. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Ressaltamos que hoje faz-se um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos, um óbito pela doença a cada 40 minutos, 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença e 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados. Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Não é possível evitar a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente e, desse modo, ter uma chance de cura ao redor de 90%.

Em minha opinião, todos os homens devem ser esclarecidos sobre o Câncer da Próstata e suas implicações. Jamais podemos deixar de diagnosticá-lo em homens saudáveis e, assim, discutir a melhor opção terapêutica. Deixar o câncer se manifestar espontaneamente é um grande risco e sofrimento para o paciente e sua familia, considerando a evolução e agressividade desse tumor.

*Marco Aurélio Lipay é doutor em Cirurgia (Urologia) pela UNIFESP, titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, membro Correspondente da Associação Americana de Urologia e autor do Livro Genética Oncológica Aplicada a Urologia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dr. Thiago Melo dá dicas de como manter a saúde em dia apesar da correria da vida moderna

Publicado

em

Reprodução / MF Press Global
Manter a saúde em dia em meio a uma rotina corrida é um grande desafio encontrado por muitas pessoas. Trabalho, trânsito, cuidar dos filhos e até mesmo atividades domésticas são alguns dos itens presentes na rotina que podem ser estressantes e demandar muito do seu tempo.

O Dr. Thiago Melo, cirurgião vascular e atleta amador de triathlon, conta que cuidar da saúde mesmo com uma vida agitada deve ser a principal meta daqueles que buscam uma vida mais plena: “através da atividade física e da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis é possível sim, apesar da rotina, encontrar o equilíbrio e evitar diversas doenças decorrentes do estilo de vida estressante”.

Reprodução / MF Press Global


Benefícios da atividade física

O especialista explica que os benefícios da atividade física podem ser aproveitados por todos: “Além de manter o corpo em movimento, melhora a capacidade cardiovascular, diminui as inflamações sistêmicas, ajuda a prevenir a obesidade, controlar o colesterol e aumenta expectativa de vida, além de servir como uma válvula de escape para o estresse”.

Prevenir é o melhor remédio

O Cirurgião expõe que independente da rotina puxada das grandes cidades, e que leva muitos a adotarem hábitos de alimentação e de vida nada saudáveis, é preciso buscar sempre o equilíbrio, evitar extremos, e ter em mente que a prevenção é o melhor remédio: “É preciso cuidar das pessoas que não são doentes. Precisamos difundir o significado da palavra saúde agregado à prevenção das doenças. Ao ampliar o conceito de saúde ampliamos também as ações para todas as questões que possam envolver-se com a saúde e qualidade de vida das pessoas. Cuidar da higiene pessoal, praticar atividades físicas regularmente, procurar manter uma alimentação saudável e ter pelo menos 7h de sono todas as noites ajuda muito a prevenir doenças e a manter a mente funcionando bem apesar de toda a pressão que a vida moderna nos impõe”.

Continue Lendo

Saúde

Dentista mineiro é referência em clareamento dental e ortodontia para quem tem pressa

Publicado

em

Enan Correia / Real Fotos

Conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’, o dentista mineiro Dr. Gustavo Menegucci faz uso da mais alta tecnologia para promover tratamentos estéticos dentários para quem tem pressa no resultado, como noivas e formandos e quem tem viagem marcada ao exterior.

Hoje com o aumento da exposição nas redes sociais e a popularização da fotografia digital, há maior preocupação em estar com dentes brancos e um sorriso perfeito e alinhado, para sair bem nas selfies e também nas fotos que serão recordações permanentes de datas especiais como baile de debutantes, casamentos, formaturas, noivados e outras ocasiões.

Visando este mercado especial, de pessoas que precisam estar com o sorriso em dia para estas ocasiões importantes, e que buscam resultados rápidos, os tratamentos dentários evoluíram com o auxílio da tecnologia para que os pacientes possam ter dentes brancos e a correção de dentição torta em tempo recorde.

O Dr. Menegucci se tornou referência nacional nos chamados ‘tratamentos express’. O especialista em ortodontia e estética que ficou conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’ pela rapidez e discrição dos procedimentos que realiza, conta mais sobre os procedimentos: “Nos tornamos especialistas em tratamentos rápidos para quem tem pressa no resultado. Para noivas e pessoas que tem eventos marcados como formaturas e viagens ao exterior. Hoje, com o uso de alinhadores invisíveis, que são projetados exclusivamente para cada cliente, podemos oferecer um planejamento com Invisalign + clareamento dental, até cinco vezes mais rápido do que a maioria dos tratamentos ortodônticos disponíveis. Além disto, na modalidade de tratamentos express, hoje conseguimos oferecer ao paciente a possibilidade de ter dentes brancos em até 15 dias”.

Reprodução / MF Press Global

Dentes brancos e alinhados em tempo recorde

O Dr. Menegucci traz alguns pormenores destes tratamentos express: “Temos duas situações muito comuns. A primeira é de pacientes que precisam dos dentes brancos para evento muito próximo, podem optar pelo tratamento de clareamento combinado: laser de consultório+ clareamento caseiro, durando de 15-20 dias, e tendo como resultado final dentes brancos. Já a segunda situação são pacientes com dentes tortos que precisam ser alinhados rapidamente, obtendo os resultados desejados de 3 a 5 meses de tratamento, para promover a melhor harmonia facial no tempo desejado para boas fotos. Tudo isto com clareamento embutido no decorrer do tratamento”.

Menos dor e incômodo e mais resultados

As novas técnicas usadas pelo Dr. Menegucci também reduzem muito a sensibilidade e o desconforto durante o tratamento: “O clareamento é feito com laser terapêutico, para não promover sensibilidade nos pacientes. Com o uso do laser vermelho a chance de sentir algum tipo de incômodo ou sensibilidade é muito menor, pois, se trata de laser terapêutico. Já o tratamento com o Invisalign além de ser bem menos doloroso que o convencional com brackets, pois, é removível e provoca muito menos incômodo do que o aparelho metálico”.

 

 

 

Continue Lendo

Saúde

PAUSA PARA SAÚDE: O que é gastrite?

Publicado

em

As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de uma gastrite. Mas você sabe exatamente o que é ou como se cuidar de uma gastrite? Se não sabe, vamos aproveitar que você deu uma Pausa para Saúde e falar a respeito de todos os detalhes dessa doença.

As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de uma gastrite. Mas você sabe exatamente o que é ou como se cuidar de uma gastrite? Se não sabe, vamos aproveitar que você deu uma Pausa para Saúde e falar a respeito de todos os detalhes dessa doença.

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Publicidade

Eventos

Próximos eventos

  1. Vale Music Fest 2019

    setembro 13 @ 20:00 - setembro 21 @ 23:30
  2. DJAVAN VESÚVIO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

    outubro 11 @ 21:00 - 23:30
Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas