Conecte-se com

Saúde

Perigos e riscos da automedicação por meio do “Dr. Google”

Publicado

em

O Dr. Gustavo Eder Sales, cardiologista do , explica os riscos de se automedicar com “dicas” da internet.

Atualmente, 3,2 bilhões de pessoas acessam diariamente a internet no mundo. A grande maioria utiliza a ferramenta de busca como forma de acesso a informações sobre os mais diversos assuntos e interesses, e muitos desses internautas procuram respostas sobre variadas doenças.

Um recente levantamento realizado pelo Google, com o objetivo de saber como os brasileiros pesquisam e consomem conteúdo de saúde na própria plataforma e no YouTube, mostrou que o índice de pessoas que utilizam esses recursos como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde, chega a 26%, próximo aos que buscam imediatamente um médico, com 35%.

“É sabido que a internet possui muitas inverdades para diversos assuntos, sendo esse o principal risco a que se expõe a pessoa que procura orientação no “Dr. Google” ou até mesmo em sites confiáveis, porém, a coleta e interpretação das informações não serão eficazes como as feitas por profissional médico.”, adverte o cardiologista do Hospital Albert Sabin, Dr. Gustavo Eder Sales.

Como principal risco da utilização de tais informações está a automedicação, sempre gravíssima, pois, pode-se desenvolver intoxicações, prejudicar diagnósticos e ainda lesionar órgãos, não acometidos até o momento, pelo uso indevido de fármacos.

“Como exemplo, cito um fato ocorrido recentemente na UTI do nosso hospital. O paciente apresentava um quadro de cefaleia (dor de cabeça) e se medicava em domicílio por meio de “dicas” adquiridas na internet e outras fontes. Após dois ou três dias de automedicação procurou o hospital, pois, não apresentava melhora do quadro e, pior, havia evoluído. Foi então diagnosticado com meningite bacteriana, insuficiência renal aguda e outras patologias que culminaram com o óbito em menos de 24 horas de internação. Se este paciente procurasse atendimento médico no início dos sintomas, fosse diagnosticado e medicado adequadamente, certamente teria sua vida salva” desabafa o Dr. Sales.

Muitas vezes, o paciente faz a busca pelos sintomas e, de imediato, encontra o suposto diagnóstico. Porém, não leva em consideração que um mesmo sintoma pode estar associado a diferentes patologias e que cada pessoa é única. A coleta de informações a respeito de doenças em sites confiáveis não deixa de ser válida, contudo, desde que seja por pura e tão somente fonte de conhecimento, deixando o diagnóstico e a prescrição de remédios sempre a cargo de um médico.

“Quando o paciente nos procura trazendo informações de suas pesquisas na internet, em nada nos atrapalhará, pois, detendo o conhecimento adequado e específico, não nos influenciaremos. Porém, se o indivíduo se utiliza de tais informações para modificar o tratamento, colocará sua saúde e até sua vida em risco”, finaliza o Dr. Gustavo.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O  Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes.

Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.

Serviço

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

(11) 3838 4655

Site

http://www.hasabin.com.br

Convênios atendidos

ACM SÃO PAULO – ALLIANZ SAÚDE – AMEPLAN – APCEF – AXA ASSISTANCE – BRADESCO SAÚDE – BRASIL ASSISTÊNCIA – CAASP – CABESP – CAU/SP – CARE PLUS – CENTRAL NACIONAL UNIMED – CET – CRECI/SP – CRUZ AZUL SAÚDE – FUNDAÇÃO CESP – GAMA SAÚDE – GEAP SAÚDE – GRUPO NOTRE DAME INTERMÉDICA – GOLDEN CROSS – LIFE EMPRESARIAL SAÚDE – MEDISERVICE – OAB – PLASAC – PORTOMED – PORTO SEGURO – SANTAMÁLIA SAÚDE – SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – SBC SAÚDE – SEPACO – SIND. DAS BORRACHAS – SISTEMA TOTAL DE SAÚDE – SOMPO SAÚDE – SULAMÉRICA – UNIMED FESP – UNIMED SEGUROS

Saúde

Suplementos alimentares realmente aumentam o desempenho atlético? Especialista responde

Publicado

em

Pixabay / MF Press Global
O mercado de suplementos alimentares cresce em todo mundo, e também cresce a variedade de produtos e marcas disponíveis. Em geral, atletas de alto rendimento tem recorrido a esse tipo de substância em busca de melhorias de performance e ganhos musculares.

Matheus Adma, campeão brasileiro e mundial de jiu-jitsu (BJJ Pro) 2018 NOGI e fundador do grupo Oxigênio é especialista no assunto e um dos adeptos ao uso de suplementos alimentares como impulsionador para a prática desportiva. No entanto, ele alerta que não existe apenas uma definição no que tange a suplementos: “ele ajuda na reparação do tecido muscular e evita o catabolismo. Então para nós que somos atletas é algo primordial. Um pré-treino, BCAA, whey protein são alguns dos suplementos que nos ajudam a evitar lesões, aumentar a massa magra e maximizar nosso resultado no que diz respeito à performance atlética. Mas para realmente obter resultados, é preciso que o consumo dos suplementos esteja adequado ao programa alimentar, história clínica, composição corporal, modalidade esportiva, ciclo/fase e objetivos do treinamento. A prescrição deve ser feita de forma individualizada, revista em diferentes fases de treinamento e desafios”.

Pixabay / MF Press Global

Tipos de Suplementos

O atleta aponta que existem diversos tipos de suplementos, categorizados de acordo com as necessidades nutricionais e atividades de cada esportista:

Alimentos esportivos: produtos que fornecem energia e nutrientes especificamente para suporte nutricional geral ou para uso direcionado ao exercício (ex.: bebidas esportivas, géis de carboidratos, barras de proteínas);

Nutrientes ou substâncias isoladas: (ex.: creatina, beta-alanina, cafeína…);

Suplementos que melhoram diretamente o desempenho esportivo: cafeína, creatina, nitrato (presente nas folhas verdes – espinafre, rúcula, aipo – e na beterraba), beta-alanina, bicarbonato de sódio.

Suplementos esportivos usados para fornecer energia: bebidas esportivas (ricas em carboidratos eletrólitos), barras de proteína e barras energéticas, gel de carboidratos, substitutos líquidos de refeições (shake), proteínas em pó (whey protein), reposição hidroeletrolítica (pó, pastilha ou cápsula de eletrólitos ex.: sódio, cloro, potássio, magnésio), alimentos ricos em proteínas (leite, iogurtes, biscoitos).

Suplementos que melhoram Indiretamente o desempenho esportivo: apoiando a saúde do atleta, a composição corporal e sua capacidade de treinar duro, recuperar-se rapidamente, adaptar-se da melhor forma, evitar ou se recuperar de lesões e tolerar dor.

Prevenção imunológica: probióticos, vitamina D, vitamina C, polifenóis (ex.: quercetina), carboidratos.

Desenvolvimento de novos produtos

Como CEO do grupo Oxigênio, Matheus Adma também tem participação no desenvolvimento de novos suplementos alimentares, e utiliza sua experiência como atleta para direcionar estudos que levem a criação de produtos que realmente tenham como resultado aumento de performance: “estamos sempre em busca de aprimoramento e de atender às necessidades dos atletas, tendo como base também não apenas uma equipe de cientistas e engenheiros competente, mas minha experiência desportiva. Existem várias motivações ou objetivos para o consumo, seja para corrigir ou prevenir deficiências nutricionais que possam prejudicar a saúde ou o desempenho; para fornecimento adequado de energia e nutrientes; alcançar um benefício específico e direto de desempenho em treino e competição; para melhor desempenho (treinar em maior intensidade ou maior volume); acelerar e melhorar a recuperação do treinamento; otimização da massa e composição corporal (ex: aumento de massa muscular e redução de gordura corporal); atuar no sistema imunológico prevenindo doenças (trato respiratório, sistema gastrointestinal…); reduzir riscos de lesões e doenças; para ganho financeiro com patrocínio; porque produtos são fornecidos gratuitamente; porque acreditam que outros atletas estão usando determinado suplemento”.

Continue Lendo

Saúde

Especialista promove semana de saúde bucal para mostrar os benefícios da ortodontia invisível

Publicado

em

Enan Correia / Real Fotos

Muitas pessoas tem curiosidade em conhecer mais sobre os benefícios da ortodontia invisível, que é uma técnica originária dos Estados Unidos criada pela Align Tecnology para substituir os aparelhos tradicionais de metal, utilizados pelos dentistas em procedimentos ortodônticos. No entanto, poucos profissionais dominam a técnica no país e por este motivo, para muitos ainda parece algo distante da realidade.

Pensando nisto, o Dr. Luis Gustavo Menegucci, especialista em ortodontia e estética, que ficou conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’, irá realizar em Belo Horizonte a semana do Invisalign, de 9 a 14 de setembro, para proporcionar àqueles que tem interesse em conhecer a metodologia e seus resultados: “o propósito de realizar esta semana de ortodontia e alinhadores invisíveis é proporcionar às pessoas a possibilidade de ter contato com o itero (scaner que simula o resultado final) do procedimento e conhecer o aparelho, ter os alinhadores invisíveis em mãos, além de tirar todas as dúvidas sobre o procedimento”.

Enan Correia / Real Fotos

Graças a mais moderna tecnologia digital, o Dr. Menegucci afirma que além de ser possível mostrar ao paciente uma previsão do resultado final do tratamento com os alinhadores, também se pode estimar com boa precisão a duração do tratamento: “com isto, podemos reduzir o tempo de uso dos aparelhos e do tratamento, acelerando-o e trazendo resultados até 4 vezes mais rápido do que com o uso de alinhadores comuns”.

O objetivo do Dr. Menegucci é popularizar a técnica no Brasil, proporcionando para o paciente uma experiência menos incômoda, mais estética e tecnológica: “A magia está na tecnologia. O diferencial do meu trabalho, além de proporcionar um ganho de auto estima e estético superior ao que se costuma oferecer com os tratamentos tradicionais, é realizar um planejamento digital, onde o paciente consegue saber o resultado final do tratamento antes mesmo de iniciar. Isto é algo que só traz vantagens para o paciente”.

Continue Lendo

Saúde

Especialista esclarece mitos e verdades sobre a higiene oral

Publicado

em

Todos sabemos da importância de uma boa higiene bucal para manter nossa saúde, de um modo geral, em dia. O uso de escova, creme e fio dental são os métodos mais utilizados para previnir o aparecimento de cáries e doenças periodontais (dentre outros), mas alguns acreditam que a sua eficácia possa ser aumentada se associados ao uso dos enxaguantes bucais, além de muitos outros mitos associados à higiene oral que afirmam que apenas a escovação não seria suficiente.

Dr. Robson André, dentista especialista em Odontologia Estética, desmitifica algumas das ‘lendas’ associadas à saúde bucal. Confira:

1- Enxaguante bucal é eficaz para a saúde bucal

Mito: O uso do enxaguante bucal não é necessário para manter a saúde oral em dia, pois, quando falamos de saúde oral, uma boa escovação, com técnica e frequência correta, associada ao uso correto do fio dental já é capaz de suprir todas as necessidades da maioria das pessoas. Alem disso, uso prolongado de alguns tipos desses produtos pode ocasionar algumas lesões na cavidade bucal, eles só devem ser utilizados com uma correta indicação por um profissional da área.

2- O creme dental é fundamental para a higiene bucal?

Mito: Alguns artigos já demonstram que isso não é uma verdade absoluta. Um bom exemplo é o de Parizotto (2003) que comparou um grupo que usavam a escovação com o creme dental com outro grupo que realizava a escovação sem o creme dental e concluiu que a análise estatística não mostrou diferença significante no controle mecânico da placa bacteriana em relação ao uso ou não do dentifrício e que este não exerce papel preponderante no controle mecânico da placa bacteriana. Muito embora ainda seja um consenso da classe odontológica a indicação do seu uso devido às propriedades do flúor no combate e controle da cárie dental.

3- Usar apenas a escova e o fio dental são suficientes para uma boa higiene oral.

Verdade: O uso correto da escova dental, propiciando a limpeza de todas as superfícies dentais, em particulares área de sulco gengival e na região interdental, com forças leves, sem ferir tecidos moles ou duros, associado ao uso correto do fio dental, é a melhor forma de manter a saúde oral e previnir doenças.

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Eventos

Próximos eventos

  1. Vale Music Fest 2019

    setembro 13 @ 20:00 - setembro 21 @ 23:30
  2. DJAVAN VESÚVIO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

    outubro 11 @ 21:00 - 23:30
Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas