Conecte-se com

Gastronomia

Saiba como harmonizar cerveja com os pratos típicos de Páscoa

Publicado

em

Saiba como harmonizar com os pratos típicos de Páscoa

Além do clássico bacalhau, a diversidade de estilos de cerveja permite uma harmonização completa; nem os ovos de chocolate ficam de fora

A Páscoa e a Sexta-feira Santa, assim como outros feriados tradicionais, contam com um cardápio bastante típico. O que muitos não sabem é que, com uma pitada de criatividade, é possível harmonizar esses pratos com diversos estilos de cerveja, desde a entrada até a sobremesa. A mestre-cervejeira e sommelière da cervejaria Ambev, Laura Aguiar, dá algumas sugestões de harmonização. Escolha as que mais te agradam, monte seu cardápio, e aproveite a infinidade de sabores e aromas que a cerveja pode proporcionar.

 

Saladas

Para começar, pratos leves como saladas de folhas, pedem por cervejas igualmente leves. Como é o caso da Brahma e da Original, por exemplo, tem sabor suave, levemente herbal e corpo leve, o que faz desses rótulos ótimas opções para acompanhar pratos leves e delicados.

 

 

 

 

Brahma Chopp

Estilo: Pilsen

Teor Alcoólico: 5%

 

 

 

 

 

 

Original

Estilo: Pilsen

Origem: Brasil

Teor alcoólico: 5%

 

Ceviche de peixe branco

Tradicional prato da culinária peruana, o ceviche passou a ser muito apreciado pelos brasileiros e inserido nos cardápios de Páscoa. A receita leva peixe cru marinado em suco de limão, além de cebola e pimenta. Uma boa sugestão para acompanhar são as cervejas de trigo do estilo Witbier, como a Hoegaarden e a Witte. Com sabor de especiarias marcante e refrescante, a tradicional Witbier belga leva sementes de coentro e raspas de casca de laranja em sua composição, o que lhe confere um sabor levemente cítrico. O sabor citrico e levemente ácido deste estilo de cerveja harmonizam por semelhança com o prato.

 

 

 

 

 

Hoegaarden Wit

Estilo: Witbier

Teor Alcoólico: 4,9%

 

 

 

 

 

 

 

Wäls Belgian Witte

Estilo: Witbier

Teor Alcoólico: 5%

 

 

Bacalhau

Tradicionalmente português, o bacalhau é o prato mais consumido pelos brasileiros durante a Sexta-Feira Santa e a Páscoa. A forma mais de comum de consumi-lo no Brasil é a bacalhoada, que leva azeite, batatas assadas, tomate, cebola e azeitonas. Por ser um prato com sabor um pouco mais forte, uma boa dica de cerveja para harmonizar é a Leffe Blonde. Igualmente complexa no sabor e bastante encorpada por conta dos cereais que a compõe, as notas condimentas, doces e alcoólicas dessa cerveja harmonizam perfeitamente com alimentos com sabor mais acentuado.

Outras boas sugestões para acompanhar o bacalhau são a Goose Island Sofie e a Appia. A Sofie, da Goose Island, é uma Belgian Farmhouse Ale, de sabor ácido, o que costuma combinar muito bem com peixes. Já a Colorado Appia é uma combinação exótica que, além do mel das laranjeiras, é feita a partir da melhor cevada, trigos maltados e levedura de alta fermentação. É uma cerveja doce, encorpada e refrescante.

 

 

 

 

 

Leffe Blonde

Estilo: Belgian Blonde Ale

Teor Alcoólico: 6,6%

 

 

 

 

 

 

Goose Island Sofie

Estilo: American Sour Ale

Teor Alcoólico: 6,5%

 

 

 

 

 

 

 

Colorado Appia

Estilo: Honey Wheat Ale

Teor Alcoólico: 5,5%

 

 

Macarrão ao molho quatro queijos

Para quem não gosta de peixes, uma ótima alternativa pode ser uma massa com molho de quatro queijos. Por ter um sabor um pouco mais forte, esse prato harmoniza perfeitamente com a Brahma Extra Red Lager, uma cerveja maltada com leve aroma de caramelo e torra de malte. Sua característica levemente adocicada harmoniza por contraste com os sabores salgados dos queijos.

A Bohemia Aura Lager é outra boa opção para harmonizar com pratos que levam queijos. Seu estilo Vienna Lager carrega fortes notas de malte e um suave aroma do lúpulo.

 

 

 

 

 

Brahma Extra Red Lager

Estilo: International Amber Lager

Teor Alcoólico: 5%

 

 

 

 

 

 

Bohemia Aura Lager

Estilo: Vienna Lager

Teor Alcoólico: 5,4%

 

 

Risoto de cordeiro                                                                                                         

Bastante comum também em feriados de Páscoa, o cordeiro pode ser preparado de diversas formas. A sugestão aqui é utiliza-lo para fazer um risoto. Para harmonizar, a Wäls Session Citra e Bohemia 838 Pale Ale caem muito bem. O aroma e amargor dessas cervejas são marcados pela presença do lúpulo, trazendo força a elas. Por isso, é importante que o alimento também tenha força, de forma que os sabores da cerveja e do alimento coexistam, como é o caso do cordeiro. O amargor da cerveja ajuda também a limpar o paladar da gordura do prato.

 

 

 

 

 

Wäls Session Citra

Estilo: American IPA

Teor Alcoólico: 3,9%

 

 

 

 

 

 

Bohemia 838 Pale Ale

Estilo: English Pale Ale

Teor Alcoólico: 5,4%

 

 

Ovos de chocolate

É possível harmonizar cervejas com sobremesas também? Pode comemorar, pois a resposta é ‘sim’. Os ovos de chocolate são, para muitos, o ‘carro-chefe’ da Páscoa. Porém, o que poucos sabem é que existem cervejas que combinam muito bem com chocolate. A Wäls Dubbel, por exemplo, é uma delas. Essa cerveja tem notas de frutas passas e um elevado teor alcoólico. Uma sugestão é experimentá-la acompanhada de um bom ovo de chocolate.

A Wäls Petroleum e a Colorado Demoiselle também surpreendem ao serem combinadas com chocolate. O dulçor do chocolate é equilibrado pelos sabores das cervejas indicadas, tornando a experiência de degustá-lo ainda mais fantástica.

 

 

 

 

 

Wäls Dubbel

Estilo: Belgian Dubbel

Teor Alcoólico: 7,5%

 

 

 

 

 

Wäls Petroleum

Estilo: American Imperial Stout

Teor Alcoólico: 12%

 

 

 

 

 

 

Colorado Demoiselle

Estilo: Robust Porter

Teor Alcoólico: 6%

 

 

Portanto, não importa qual é o seu prato preferido de Páscoa. O universo cervejeiro, com sua grande diversidade de estilos, permite harmonizações de todos os tipos. Sempre haverá uma cerveja ideal para harmonizar com seu prato favorito.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Amazônia Soul se Destaca por Riqueza de Sabores da Culinária Nortista

Publicado

em

Por

O restaurante Amazônia Soul, conta com um cardápio variado com o melhor da culinária amazônica, em ambiente aconchegante e diferenciado no coração da Vila Mariana.

A casa que foi fundada em 2018 têm em seu cardápio as principais comidas amazônicas como os tradicionais: Pato no Tucupi, Maniçoba, Tacacá, os peixes:  Filhote, Dourada, Pirarucu e Tambaqui e ainda oferece uma opção de prato vegano, afim de atingir todos os públicos.

Para complementar essa experiência de imersão, a casa só reproduz música ambiente regional e conta com diversas obras de artes oriundas da região amazônica, são objetos e pinturas indígenas, todas trazidas do norte e podem ser adquiridas no restaurante.

O idealizador do Amazônia Soul São Paulo é o Paraense pedro Amaral, que faz questão de garantir os melhores produtos para seu restaurante. A casa também é conhecida por oferecer o melhor açaí do mundo, totalmente puro e orgânico, proveniente da produção familiar de Pedro, que recebe o produto dos açaizais às margens do rio Arauaya no Pará.

 

 

Para saber mais sobre o restaurante visite sua página no instagram: 

View this post on Instagram

Dias de sol☀️, calor 🌡️e nada de chuva🚫⛈️! . Combinação perfeita para o melhor açaí do mundo 🌎 . Tá com fome e não quer sair de casa? Não esquece que temos delivery em um raio de 4,5 km a partir da loja. É só procurar a Amazônia Soul no Ifood (@ifoodbrasil), James Delivery (@jamesdelivery) e no Uber Eats (@ubereats_br) 😉 . 🌳Amazônia Soul – São Paulo 📍Rua Áurea, 361 – Vila Mariana 📞(11) 5083-4046 . . . . #amazoniasoulsp #culturadafloresta #vilamariana #ruaaurea #splovers #ondecomer #ondebeberemsaopaulo #ondecomeremsaopaulo #ondecomeremsp #ondebeberemsp #sampafood #culinariaamazonica #eat #foodpic #dinner #foodpics  #foodphotography #foodlover #tasty #dessert #healthyfood #foodies #eating #comida #delicia #restaurante #gastronomia #delicioso #gourmet #fome

A post shared by Amazônia Soul – São Paulo (@amazoniasoulsp) on

Confira o Menu completo: http://amazoniasoulsp.com.br/menu/

 

Informações e reservas

  • Funcionamento:

De terça a sábado das 12h às 22h

Domingo das 12h às 20h

  • Telefone: (11) 5083-4046
  • E-mail: contato@amazoniasoulsp.com.br
  • Endereço: Rua Áurea, 361 – São Paulo – Vila Mariana
  • Site: http://amazoniasoulsp.com.br/

 

Fonte: EgoBrazil

Continue Lendo

Gastronomia

Spani Aquarius e Vista Verde oferecem curso gratuito de culinária

Publicado

em

Parceria com a marca Fantástico disponibiliza receitas criativas com arroz e feijão

São José dos Campos, agosto, 2019 – As lojas Spani Atacadista do Jardim Aquarius e Vista Verde, em parceria com a marca Fantástico, promovem nos dias 21 e 22 de agosto o curso “Delícias com arroz e feijão Fantástico”.

Durante a aula, a culinarista Claudete Brescancini, irá ensinar aos participantes criativas maneiras de preparo da dupla que não pode faltar na mesa do brasileiro, o arroz com feijão. Na ocasião, os alunos aprenderão as receitas: Risoto 4 queijos, Caldo Delícia de Feijão, Arancini com Presunto e Bolo de Arroz e Ameixas.

Os interessados podem fazer sua inscrição no balcão de atendimento das lojas com um quilo de alimento não perecível para doação. As arrecadações serão encaminhadas às entidades beneficentes das cidades participantes.

 

Serviço:

Spani São José dos Campos – Aquarius – 21/08, às 15h.

Endereço: Avenida Cassiano Ricardo, nº 1051, Jardim Alvorada.

Telefone: (12) 3500-0600

Spani São José dos Campos – Vista Verde – 22/08, às 15h.

Endereço: Avenida Pedro Friggi, nº 1031, Vista Verde.

Telefone: (12) 3906-2000

Continue Lendo

Gastronomia

Conheça o surpreendente Sabor da Parrilla, capaz de agradar diferentes paladares

Publicado

em

Sistema criado por argentinos e uruguaios, deixa as carnes mais suculentas e legumes e frutas, mais saborosos

O churrasco é uma das paixões dos brasileiros. Mas a Parrilla, típica dos pampas e utilizada no preparo de grelhados tanto no Uruguai quanto na Argentina, tem conquistado um número cada vez maior de consumidores e amantes da boa . A Parrilla usa grelhas móveis no lugar dos espetos. É construída com canaletas, normalmente em formato de V, levemente inclinadas e conta com um receptor de gorduras. Na Parrilla é possível assar carnes, legumes e frutas, garantindo o sabor e as principais características de cada alimento.

Frederico Curi, empresário e um dos sócios do Restaurante Soriano, explica a diferença entre a tradicional churrasqueira e a Parrilla. “O importante é destacar que a Parrilla não é uma churrasqueira. Enquanto a churrasqueira cozinha e assa o alimento, a Parrilla consegue grelhar sem deixar que cozinhe por dentro. Isto é garantia de suculência”

O formato também é uma da característica que diferencia os dois equipamentos e que interfere no sabor os pratos, conforme afirma Curi. “A churrasqueira tem o formato de caixa, onde colocamos carvão ao fundo. Nela, utilizamos espetos ou uma grelha reta com furos circulares. Já a Parrilla é levemente inclinada, o que permite que a brasa fique a poucos centímetros do alimento.

Curi esclarece ainda que há diferença também no material de combustão utilizado para aquecer o alimento. “Na churrasqueira é utilizado o carvão. Na Parrilla, o ideal é usar a lenha, que vai se transformando em brasa à medida em que vai queimando. Isso permite defumar o prato enquanto ele é grelhado, o que proporciona um sabor diferenciado aos assados”

Na Parrilla podem ser assadas carnes e legumes de todos os tipos e até mesmo frutas, ressalta Frederico Curi. “Como a gordura não pinga na brasa, não existem labaredas de fogo. Dessa forma, é possível obter o máximo aproveitamento do calor. Como resultado, as carnes ficam mais suculentas e os legumes, mais saborosos”.

A Parrilla no Restaurante Soriano

Um dos diferenciais do Restaurante Soriano é proporcionar aos clientes verdadeiras experiências gastronômicas, que podem ser percebidas desde a forma de preparo dos pratos e até o uso da Parrilla para assar os alimentos. “Utilizamos na nossa Parrilla a grelha Argentina, composta de pequenas calhas inclinadas que não deixam a gordura cair na brasa, e a grelha uruguaia, que tem de barras de ferro paralelas ideais para grelhar legumes”.

Alguns dos pratos do menu do Soriano, preparados na Parrilla, tornaram-se preferidos dos clientes. “O Chorizo acompanhado de abóbora ao creme de queijo (camembert) e rúcula, a Picanha acompanhada de papas rústicas ao molho especial e o Assado de tiras com parrillada de legumes, estão entre os mais pedidos”, aponta Frederico Curi.

Para o empresário, a preparação na Parrilla é determinante, pois “o calor da brasa, permite que a carne asse mais rapidamente sem perder a suculência. Já os legumes assados têm a textura, os sabores e os nutrientes preservados, além do aroma de fumaça que dá o toque especial de defumado aos pratos, que os clientes tanto gostam. 

Restaurante Soriano

Investimento dos sócios Wagner Salomão e Frederico Curi, o Restaurante Soriano funciona durante toda a semana, para almoço e jantar. O menu da casa inclui interpretações modernas de pratos da região dos pampas, conduzindo o visitante à uma viagem pelos sabores do sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

O Soriano oferece experiências de menu para almoço, com prato executivo durante a semana (a partir de R$ 21,90), e jantar, com pratos especiais para crianças, além de opções distribuídas em petiscos, carnes, peixes, saladas, sanduíches e sobremesas. O restaurante tem capacidade para acomodar até 120 pessoas e conta ainda com duas cozinhas show, ideais para cursos ou eventos exclusivos.

 

Restaurante Soriano

Endereço: Rua Tomé de Souza, 133, Funcionários

Horários de Funcionamento:

o    Segunda-feira, das 11h30 às 15h

o    Terça a quinta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h30

o    Sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h às 0h

o    Sábado, das 11h30 às 0h

o    Domingo, das 11h30 às 17h30

Telefone: (31) 2516-5112

Instagram: @sorianobh / Facebook: @sorianobh

Continue Lendo
Publicidade

Facebook

Eventos

Publicidade

Destaque

Pular para a barra de ferramentas