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Estilo de Vida

10 atividades físicas que vão melhorar o seu rendimento na corrida

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Musculação, CrossFit e treino funcional, entre outras atividades complementares melhoram o desempenho dos corredores

Quem pratica uma atividade física procura sempre melhorar a performance, romper barreiras, ter o prazer de superar seus limites e, assim, criar novas metas e desafios. Para alcançar esse êxito, é fundamental combinar modalidades que vão ajudar os atletas a progredir nos treinos.

“A  tem o poder de mudar hábitos e traz benefícios que vão além de um corpo definido. A atividade agrada públicos que buscam diferentes resultados: perder peso e ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico, diminuir o estresse do dia-a-dia, controlar a pressão arterial e o diabetes, melhorar a postura e reduzir o colesterol, além de fazer novos amigos ou até mesmo fechar negócios”, afirma Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

É importante associar a corrida a outras atividades, pois elas ajudam os atletas a ganhar força, velocidade, capacidade cardiopulmonar, resistência muscular. Entre essas práticas estão: musculação, natação, , treino funcional, CrossFit, ciclismo, Yoga, alongamento, Deep Running e luta.

Vale lembrar que quem inicia qualquer tipo de esporte precisa realizar uma avaliação médica e conferir como anda o funcionamento do corpo, além de garantir que os exercícios serão executados num ritmo seguro e saudável. “O exame ergoespirométrico avalia a capacidade cardiopulmonar e ajuda a determinar a faixa de batimentos cardíacos em que o exercício será mais saudável. Com o resultado em mãos, o candidato a corredor precisa da orientação de um profissional de educação física para montar o treino adequado às necessidades e objetivos”, afirma Iago Zumbano, educador físico da Bodytech Santana.

**Modalidades para melhorar o na corrida e seus benefícios**

1) Musculação: Deve estar sempre presente na planilha de treino. Melhora a força, velocidade, fortalece a musculatura e as articulações, além de ser uma atividade importante para prevenir lesões. O treino de corrida e musculação pode ser realizado no mesmo dia ou em dias alternados. Corredores com pernas, abdômen e costas fortalecidos garantem ter melhor rendimento durante as provas.

2) Pilates: Tem a função de melhorar o controle respiratório, flexibilidade, equilíbrio, concentração, postura, consciência corporal e ajuda a amenizar o estresse;

3) Natação: Proporciona movimentação sincronizada, concentração, respiração controlada, ajuda a aumentar a capacidade pulmonar, melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura e as articulações. É uma ótima opção para relaxar e diminuir a tensão ocasionada na musculatura. É uma atividade compensadora para os membros superiores e tem ação regenerativa;

4) Treino funcional: Aumenta a capacidade cardiopulmonar – o resultado é mais energia e disposição.  Melhora a força e a resistência: o treino pode ser adaptado conforme o objetivo do atleta, mesclando exercícios anaeróbicos e aeróbicos;

5) CrossFit: É uma atividade de alta intensidade e deve ser realizada em dias alternados ao treino de corrida. Benefícios: aumenta a velocidade, força, resistência muscular e o condicionamento físico. O atleta fica mais resistente à fadiga muscular e consegue manter a intensidade por mais tempo;

6) Ciclismo: Simulação de percursos com variação de intensidade ajuda a trabalhar os membros inferiores deixando mais fortes e resistentes a fadiga muscular;

7) Yoga: A modalidade ensina a controlar a respiraçãoajuda a não desperdiçar energia durante a execução da postura, ajuda a controlar a ansiedade;

8) Alongamento: Aumenta a flexibilidade, melhora a passada, o ritmo, a postura, a consciência corporal e ainda auxilia na regeneração muscular;

9) Deep Running: É uma excelente maneira de relaxar e regenerar a musculatura, importante aliado para aliviar o estresse pré e pós-prova. Benefícios: melhora o condicionamento físico, a força e a resistência muscular. E é uma boa oportunidade para corrigir os detalhes de passada;

10) Lutas: É um momento para extravasar e colocar para fora todas as dificuldades do treino e a ansiedade. Aulas de lutas são ótimas para trabalhar a agilidade, a resistência e o aumento da temperatura corporal, que melhora a viscosidade dos tecidos.

“Musculação e treino funcional devem estar sempre presentes no treino. As outras modalidades podem ser realizadas no período de base de transição de provas médias e longa distância”, lembra Netto.

Segundo Iago Zumbano, educador físico da Bodytech Santana é importante conhecer, antecipadamente, o percurso em que será feita a corrida. “Preste atenção às curvas, buracos, movimento de pedestres e carros. Antes de qualquer aula ou competição é importante realizar um aquecimento muscular dentre eles: trotes leves, caminhadas e alongamentos dinâmicos. Após a atividade física o ideal é um alongamento de baixa intensidade para reduzir as tensões musculares e relaxar o corpo.” 

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Estilo de Vida

Volta às aulas Kings Sneakers: meninada estudando com estilo

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Nas lojas e no e-commerce da Kings Sneakers é possível encontrar produtos de marca própria, nacionais e importados.

Seu filho gosta de se vestir com estilo na hora de estudar? Ou de cadernos irados?

Então, você precisa dar uma passada por lá e conferir os vários itens para as voltas às aulas.

Um dos produtos que promete fazer o maior sucesso com os estudantes é o caderno da Kings. São vários modelos que contam com capas iradas.

A Kings Sneakers conta com mais de 71 lojas espalhadas por todo Brasil, além de um e-commerce. Confira mais em www.lojaskings.com.br.

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Beleza

Cirurgião plástico revela o segredo para um procedimento estético ser sucesso

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Marco Flavio Mastrandonakis também afirma que estar satisfeito com o contorno corporal reflete em nossa vivência

Estar feliz com o corpo faz toda diferença na vida de uma pessoa. O médico Marco Flavio Mastrandonakis acredita que o nosso contorno corporal reflete o nosso modo de vida.

Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico é adepto da prática com base na orientação de hábitos saudáveis, exercícios físicos e abordagem emocional para se cultivar uma autoestima equilibrada. Ao se fazer isto, fortalece-se e se renova a autoconfiança de seus pacientes.

Uma de suas características mais expressivas do especialista é a sua visão do contorno corporal.

Seu objetivo é alcançar uma silhueta que inspire força física e graça, exaltando os aspectos da funcionalidade e beleza das linhas do corpo humano.

Para isso, é fiel estudioso das obras de Albrecht Dürer para quantificação de proporções faciais e corporais humanas, e grandes mestres da escultura.

A ideia principal é para esculpir o corpo e a mente, a fim de capacitar a nossa ferramenta mais importante, a autoestima, a ser utilizada pelo paciente para alcançar o sucesso em seus objetivos de vida, nos níveis físico e mentais, livrando-nos de nossos julgamentos menos influenciados pelo ego ou por sua falta.

“O segredo da cirurgia plástica está no que se deixa e não no que se retira. É como se deixássemos o conhecimento e retirássemos o sofrimento. Este é o verdadeiro significado da renovação. A beleza sempre celebra a funcionalidade”, disse o médico.

O procedimento e a empatia

Marco Flavio Mastrandonakis, 54, médico, cirurgião plástico, formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1990.

Sua prática médica sempre foi orientada pela empatia. A liderança do médico em uma sala de cirurgia sempre foi a de se obter um clima de cooperação e compreensão mútua em favor do paciente, do ser humano.

Ressaltar as qualidades e propósitos de cada um da equipe torna o ambiente colaborativo e muito mais eficiente.

“Para que haja uma comunicação eficiente, é necessária a capacidade de poder se postar no lugar da outra pessoa e tentar ver o mundo com seus olhos. A partir daí, podemos interagir de forma construtiva e sem impedimentos. Este é o poder da empatia”, afirma.

Um acontecimento importante fez o médico, que também é palestrante, repensar sua vida e passou a pesquisar sobre os efeitos da Gratidão na Felicidade do Ser Humano. Agradecer pelo já conseguido, pareceu ser o caminho mais seguro para abrir as portas e reconhecer esforços alheios.

Isto fortaleceu laços e garantiu um sentimento de reciprocidade por parte de quem era o alvo de sua gratidão.

No Hospital Israelita Albert Einstein, Mastrandonakis é multiplicador do Sistema de Humanização escolhido pela Instituição, o Planetree.

O profissional ministra palestras e Treinamentos sobre Propósito, Gratidão, Felicidade, Sorriso e Simpatia.

Marco aprofundou-se em temas motivacionais e de engajamento para que o propósito sempre fosse a primeira motivação de cada um.

O método adotado pelo médico foi o do Storytelling Corporativo e os Sistemas Colaborativos de Aprendizado.

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Estilo de Vida

Janeiro Branco: especialista Katherine Maurente alerta para o tratamento precoce de doenças psicológicas e emocionais

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Campanha Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental

No primeiro mês do ano acontece a campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo debater a saúde mental.

O projeto foi idealizado há 5 anos pelo psicólogo Leonardo Abrahão.

“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da física. Quando estamos doente fisicamente, logo, procuramos a ajuda de um profissional, o mesmo deve acontecer quando vamos mal emocionalmente”, disse a estudante de psicologia e enfermeira Katherine Maurente.

A especialista alerta para o tratamento precoce:

“Infelizmente, boa parte das pessoas só procura ajuda quando a ansiedade, depressão ou outros males da mente chegaram ao ponto de prejudicar significamento o seu dia a dia”.

Janeiro Branco e a saúde mental

Katherine também alerta que é importante evitar as doenças emocionais.

“Para que isso aconteça, precisamos nos conhecer melhor, buscarmos estar perto das pessoas que amamos e nos afastarmos das pessoas tóxicas, fazer atividades que nos dê prazer, evitar pensamentos negativos, sofrer por antecipação, entre outras medidas”, explica a profissional que ainda dá uma dica importante:

“Interaja mais com as pessoas, tenha mais amigos, não fique tantas horas nas redes sociais. Resumindo,viva a vida real”.

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